ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Após análises técnicas, Paranaíba vai iniciar plantio de grãos

Vinícius Squinelo | 17/09/2013 23:31

Parceria entre entidades de Mato Grosso do Sul tornará viável o cultivo de soja e milho em Paranaíba. Análises de solo e do índice pluviométrico apresentaram resultados positivos para a região e os estudos que identificam a melhor variedade da oleaginosa e o híbrido de milho adequado para o município serão apresentados em março de 2014, após a colheita teste. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (17), pelo presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja), Almir Dalpasquale, em reunião no sindicato rural de Paranaíba.

De acordo com a Secretaria de Agronegócio de Paranaíba, cerca de 400 mil hectares do município são agricultáveis, sendo a maior parte destinada à pastagem, em estado de degradação. A Aprosoja/MS afirma que não é a intenção diminuir a área de pastagem, mas que os produtores rurais optem pela integração entre lavoura e pecuária. “As pesquisas apresentarão a viabilidade da integração dessas duas culturas, como opção de diversificar o agronegócio local e a fonte de renda”, enfatizou Dalpasquale, levando em consideração o cultivo de cana, eucalipto e seringueira, principais culturas da região.

Uma propriedade localizada na BR-483 servirá como área de teste para o cultivo piloto de grãos e será monitorado frequentemente pelo sindicato rural de Paranaíba e pelos pesquisadores da Fundação Chapadão. Além das sementes mais indicadas para a região, as pesquisas revelarão o período ideal de plantio e colheita. “O município tem logística favorável e histórico de produção agrícola. Vamos aplicar as tecnologias disponíveis e observar os resultados, para um cultivo de sucesso”, considerou o presidente da Fundação Chapadão, Adriano Loeff.

Nos siga no Google Notícias