ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Após perda com chuva, piscicultores pedem criação de seguro a Banco do Brasil

Caroline Maldonado | 22/01/2016 12:22
Piscicultores se reuniram com representantes do Banco do Brasil e Agraer ontem (Foto: Divulgação/Agraer)
Piscicultores se reuniram com representantes do Banco do Brasil e Agraer ontem (Foto: Divulgação/Agraer)

Seca, enchente e doença são os três problemas que mais preocupam produtores de peixes. Apesar de estarem suscetíveis a perdas, os piscicultores não têm acesso a nenhum tipo de seguro em casos de calamidades públicas, como os alagamentos ocorridos em Mundo Novo, a 476 quilômetros de Campo Grande. Produtores da região se reuniram ontem (21) com a Superintendência Estadual do Banco do Brasil para discutir a criação de um seguro.

O superintendente Estadual do BB, em exercício, Fábio Alexandre Pereira ouviu as solicitações apresentadas e junto ao gerente de Mercado, André Risseto, e o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, pontuou estratégias viáveis entre a instituição e o Governo do Estado que possibilitem atender os pequenos produtores.

“As corretoras precisam de alguns sinistros que são palpáveis para propor a criação de um seguro voltado à piscicultura. Mas para isso precisamos do apoio do governo do Estado representando pela Agraer na elaboração de um relatório técnico que aponte os riscos inerentes para a atividade como enchentes e enxurradas. Precisamos nos munir de informações como essas para dar o andamento ao processo”, explicou Flávio.

O escritório local da Agraer de Mundo Novo tem um levantamento referente aos prejuízos causados pelas chuvas constantes na cidade, desde o final de 2015. “Agora, vamos sentar com a nossa equipe para avaliarmos a elaboração desse relatório”, disse Felini.

Segundo a Agência de Desenvolvimento, foram feitas reconstrução de 47 pontes destruídas pelas chuvas, reforma de mais 54 pontes e recuperação de 140 vias intransitáveis nas regiões afetadas pelas chuvas em MS. No dia 15 de dezembro do ano passado, o governador Reinaldo Azambuja esteve com sua comitiva em Mundo Novo e região para autorizar o início dos trabalhos.

Nos siga no Google Notícias