ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Apresentações sobre o Plano Safra no Estado terminam nesta semana

Fernanda Yafusso | 21/09/2016 20:35
Plano foi apresentado para produtores e demais trabalhadores do setor (Foto: Divulgação)
Plano foi apresentado para produtores e demais trabalhadores do setor (Foto: Divulgação)

Na próxima sexta-feira (23), o delegado federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso do Sul, Dorival Betini, finaliza uma extensa agenda de visitas em várias regiões do Estado para apresentar o Plano Safra 2016/2017 aos produtores rurais da agricultura familiar.

De acordo com Betini, Mato Grosso do Sul terá R$ 241 milhões para aplicar no setor ao longo desse período dos R$ 30 bilhões para financiamento de custeio e investimento em todo o país, um crescimento de 8% em relação a safra passada.

Betini já expôs o plano em Coxim, no último dia 12, Aquidauana, Ponta Porã, Dourados, Três Lagoas, Ivinhema e Iguatemi nesta quarta-feira (21). Além disso, de acordo com o delegado, o plano está sendo bem recebido nas regiões por onde ele tem passado.

A agricultura familiar vem passando por transformações em Mato Grosso do Sul e conta com o apoio de programas e ações da Sead (Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário), segundo Betini.

"Com mais políticas públicas chegando ao setor rural, os agricultores familiares têm conquistado segurança, respeito e autonomia. A agricultura familiar desempenha um papel central na estratégia de superação da fome e na segurança alimentar do País, sendo a principal produtora de comida para o campo e a cidade”.

O Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 consolida conquistas e reafirma o compromisso do governo em ampliar a produção de alimentos saudáveis. E de acordo com o delegado, há uma garantia de crédito mais barato para aqueles que produzem a comida que chega às mesas das famílias e para a produção orgânica e de base agroecológica.

Desde o dia 12 deste mês foram iniciadas em Mato Grosso do Sul reuniões técnicas sobre o novo Plano Safra, quando diversos temas estão sendo abordados além do Crédito Rural, SEAF (Seguro da Agricultura Familiar) e do PGPAF (Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar).

O desafio agora é de ampliar o número de agricultores familiares incluídos nas políticas da SEAD (Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário), ex-MDA, aumentar de forma sustentável o número de contratos de crédito rural e de divulgação dos programas.

Nos siga no Google Notícias