A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

10/12/2010 09:11

Aral Moreira registra 6 focos de ferrugem asiática da soja

Jorge Almoas

Casos ocorreram no mês de dezembro

O Consórcio Anti-ferrugem, organizado pela Empraba Soja, divulgou relatórios dos focos de ferrugem asiática da leguminosa no ano de 2010. Em Mato Grosso do Sul, seis ocorrências da doença foram registradas no município de Aral Moreira, localizado a 364 quilômetros de Campo Grande. O prazo para cadastro da área de plantio termina nesta sexta-feira.

O primeiro foco foi registrado no dia 1º de dezembro, com novos aparecimentos nos dias 5, 6 e 7 deste mês.

No entanto, o consórcio informa que a aparição dos focos da ferrugem teve início no dia 24 de novembro, em Nova Cantu (PR).

Segundo os dados colhidos, o número de ocorrências até o momento se iguala às duas últimas safras (2007/08 e 2008/09).

Cadastro – A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) encerra nesta sexta-feira o prazo para cadastro da área de plantio da soja para a safra 2010/2011.

Os agricultores precisam informar o local onde irão cultivar o grão para que a agência realiza a fiscalização e o combate a ferrugem asiática da soja, que provoca perda na produtividade de Mato Grosso do Sul.

Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o Estado deve ocupar uma área de 1,7 milhão de hectares com soja, estimando em 5,1 milhões de toneladas do grão.

O produto que não informou a área a ser utilizada no plantio pode receber multa durante o período de vazio sanitário – quando fica proibido o plantio de soja, uma medida de proteção contra o aparecimento de focos da ferrugem.

Mais informações sobre o cadastro na Iagro pelo telefone 0800 647 2788.

Custo de controle da ferrugem da soja é menor que na safra passada
O custo de uma aplicação de fungicida para o controle químico da ferrugem asiática da soja, usando trator e pulverizador de arrasto, é menor na safra...
Fim do vazio sanitário marca início de plantio da soja
O período de chuvas e o fim do vazio sanitário da soja, procedimento adotado em Mato Grosso do Sul para evitar a propagação da ferrugem asiática no g...
Soja brasileira contrabandeada é apreendida no Paraguai
O setor de vigilância sanitária animal e vegetal do Paraguai apreendeu na sexta-feira (25) três carretas carregadas com soja brasileira. O produto es...
Sem escoar soja, MS espera queda de arrecadação em maio
Com toneladas de soja retidas nos armazéns, Mato Grosso do Sul já se prepara para ter queda na arrecadação neste mês de maio. "A perspectiva é ruim",...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions