ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Artesanato para exportação é alternativa para trabalhadores rurais

Caroline Maldonado | 05/12/2014 08:10
Artesanato produzido com palha de milho pode cer exportado (Foto: Divulgação/Famasul)
Artesanato produzido com palha de milho pode cer exportado (Foto: Divulgação/Famasul)

O aproveitamento da palha de milho para produção de artesanato pode gerar renda complementar para trabalhadores rurais, além estimular e fortalecer a autoestima de integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande. Essa é a intenção do curso de artesanato oferecido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso do Sul), entre segunda-feira (8) e sexta-feira (12).

No curso, que tem apoio do Sindicato Rural do município, os participantes receberão informações que vão desde a higienização até o tingimento das palhas, além de técnicas para confecção de diversos objetos de decoração, como cestaria, bonecas, quadros, arranjos de flores, bandejas, sacolas e acabamentos diversos.

O material tem espaço no mercado e pode até ser direcionado a exportação, segundo a instrutora da capacitação, Rosita das Graças Teixeira. “Recebemos muitas alunas que chegam desanimadas, sem perspectiva de conseguir uma renda para ajudar no orçamento doméstico. Procuramos criar um clima de proximidade, estimulando a retomada da autoestima”, disse.

A confecção de artesanato será uma atividade complementar às atividades rurais, pois os alunos poderão produzir as peças nos momentos de folga ou quando estão impossibilitados de trabalhar na lavoura, conforme a instrutora, que é assistente social.

Oportunidades - O curso será realizado na Rede Feminina de Combate ao Câncer, na Rua Quinze de Novembro, nº 854, Centro de Corumbá. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3433-3044.

A capacitação também ocorrerá em Ponta Porã, a 323 quilômetros da Capital, entre os dias 15 e 19 de dezembro. O Senar oferece diversos cursos na área rural durante todo o ano, nos municípios do Estado. Detalhes sobre os cursos estão disponíveis no site www.senarms.org.br/senar-ms/cursos/catalogo-de-cursos.

Nos siga no Google Notícias