ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Ataques de lagartas podem reduzir produtividade de lavouras de milho em 70%

Bruno Chaves | 18/05/2014 18:05
Mais de 70% da produção de milho do Estado é de transgênico, afirma pesquisador (Foto: João Garrigó/Arquivo Campo Grande News)
Mais de 70% da produção de milho do Estado é de transgênico, afirma pesquisador (Foto: João Garrigó/Arquivo Campo Grande News)

O ataque de lagartas e outras pragas às lavouras de milho transgênico de todo o País foi discutido pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) na última semana. O assunto preocupa tanto os agricultores brasileiros porque pode reduzir a produtividade das lavouras em até 70%.

Em números, a perda em Mato Grosso do Sul seria significativa, já que, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a produção estimada em abril deste ano é de 7,2 milhões de toneladas do produto colhido em 1.470.000 hectares.

“Com ataques de lagartas, a perda da lavoura pode chegar a 70%. Se o produtor não efetuar o controle, a efetividade da planta cai”, explicou o pesquisador da Fundação MS, José Fernando Grigolli, que ainda revelou que mais de 70% da produção local de milho é transgênica.

Conforme Grigolli, o Estado possui vários materiais de milho transgênico. “As primeiras tecnologias são mais atacadas pelas lagartas porque estão no mercado há mais tempo”, revelou.

Para ele, as tecnologias Herculex e Yieldgard são as que mais sofrem com as pragas, pois são as pioneiras. “As lagartas foram evoluindo e conseguiram ficar, de certa forma, resistentes”, disse.

Já tecnologias mais novas, como a Pro, Pro 2 e Viptera são menos agredidas. “Elas passam por um cenário mais confortável. Isso porque a Pro e Pro 2 saíram no campo no ano passado e a Viptera é menos utilizada. Então, as pragas não têm resistências”, explicou.

Em Mato Grosso do Sul, os produtores enfrentam problemas de ataques com a tecnologia Herculex. “Pro e pro 2 têm alguns relatos de ataques em áreas pontuais. Já a Viptera não tem relatos de ataques de pragas”, afirmou Grigolli.

Para evitar agressões severas às lavouras, conforme o pesquisador, o ideal é aplicar defensivos logo no início da infestação, quando for observado a raspagem da folha.

“Essa é a hora de aplicar. Independente da tecnologia utilizada, convencional ou transgênico, é importante fazer o acompanhamento da área para evitar que a infestação seja alta. Aplicando o inseticida na hora correta, evita grandes perdas”, disse.

Nos siga no Google Notícias