A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

13/11/2014 16:38

Até dezembro, 10 municípios recebem palestra sobre milho safrinha

Priscilla Peres
Pesquisadores analisaram a evolução do milho safrinha em várias regiões produtoras. (Foto: Fundação MS)Pesquisadores analisaram a evolução do milho safrinha em várias regiões produtoras. (Foto: Fundação MS)

De hoje até o dia 13 de dezembro, produtores rurais de dez municípios de Mato Grosso do Sul vão receber palestras que pretender nortear decisões durante a safra de milho safrinha do próximo ano. As pesquisas foam feitas por técnicos da Fundação MS em parceria com o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

De acordo com o pesquisador de fitotecnia milho da Fundação MS, André Lourenção, apresentar os resultados da rede de validação de híbridos de milho é uma forma de ajudar o produtor a escolher melhores tecnologias para o próximo ano. “Ele poderá ver o ranqueamento e a posição dos materiais nas tabelas. Toda safrinha a gente repete esse trabalho, mantendo os híbridos que já são padrões e os de lançamentos”, explica.

Na pesquisa, foram testados 70 híbridos, em média, implantados em sete cidades pelo Estado. Na prática, o produtor poderá consultar os dados da região em que está para aplicá-las em sua propriedade, escolhendo os melhores materiais, diminuindo perdas e aumentando os ganhos.

Segundo o pesquisador, os resultados das pesquisas facilitam as escolhas do produtor, já que, por meio disso, poderão escolher materiais mais adaptados e ajustados. “Dessa forma, terão condições maiores de serem eficientes em seus sistemas, com escolhas pautadas em estudos, o que possibilita maiores produtividades”, diz André.

O consórcio de milho com capim, também será debatido com o intuito de discutir os gargalos observados na realização dessa união e as novas tecnologias no meio agro. “Vamos falar dos erros e dar algumas dicas de como fazer essa parceria bem feita e bem estruturada".

As reuniões acontecem nas seguintes datas e locais: Dourados (14/11); Naviraí (17/11); Amambai (18/11); Ponta Porã (20/11); São Gabriel do Oeste (25/11); Sidrolândia (26/11); Maracaju (27/11); Campo Grande (02/12) e Bonito (03/12). No Sindicato Rural de cada município.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions