ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Audiência pública debate sobre o uso da vinhaça na quinta-feira

Priscilla Peres | 04/11/2014 15:05

Na quinta-feira (6), produtores rurais, pesquisadores e autoridades se reúnem em uma audiência pública para debater sobre o uso da vinhaça, seus aspectos ambientais e alternativas tecnológicas. A vinhaça é um resídio pastoso que sobra da destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado, para a obtenção do etanol.

O encontro é organizado pela 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal e a Procuradoria da República em Dourados. Na ocasião, a subprocuradora-geral da República Sandra Cureau estará presente, além de pesquisadores e representantes das empresas sucro-alcooleiras.

A vinhaça tem sido alvo de várias discussões com produtores rurais pois dela surge a mosca do estábulo, que ataca animais podendo os levar a morte. A audiência tem como objetivo, discutir os impactos do uso da vinhaça na fertirrigação, técnica de adubação difundida em MS que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes ao solo cultivado.

Segundo o MPE, pesquisas apontam que a utilização da vinhaça no solo pode afetar a qualidade das nascentes e das águas subterrâneas, por isso a necessidade de debater opções sustentáveis ao seu uso. A Audiência Pública é aberta ao público e terá início às 13h na sede do MPF em Campo Grande, localizada na avenida Afonso Pena, n. 4.444.

Nos siga no Google Notícias