ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Aumentam registros de ferrugem asiática em MS, diz Famasul

Vinícius Squinelo | 30/01/2014 23:47

Enquanto a colheita da safra 2013/14 de soja avança, aumentam as ocorrências da doença ferrugem asiática em Mato Grosso do Sul. O relatório do Consórcio Antiferrugem, parceria público-privada com levantamento técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), aponta 19 ocorrências de ferrugem asiática em Chapadão do Sul, dois em Costa Rica, um em Maracaju e outro em Dourados, elevando os registros de 6 para 23.

O analista técnico da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Lucas Galvan, destaca que já é habitual a incidências de alguns casos de ferrugem, favorecidos pelo aumento do volume de chuvas e, consequentemente, elevação da umidade. Na safra passada foram registrados 32 casos da doença no Estado. “Com o calor habitual da época cria-se o ambiente ideal para o desenvolvimento do fungo causador da ferrugem asiática,” informa Galvan.

O novo presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS), Maurício Saito, reforça que a melhor forma de evitar a doença nos próximos ciclos é o monitoramento constante das lavouras e o cumprimento do vazio sanitário, período em que os agricultores deixam de plantar para inibir o aparecimento de pragas e doenças. “O vazio sanitário deve ser cumprido com seriedade e o monitoramento das lavouras tem de fazer parte da rotina do agricultor, a ponto de que ele identifique a doença e a elimine em tempo hábil”, recomenda. Na avaliação do dirigente, o produtor rural sul-mato-grossense tem se mostrado atento e hábil no controle de pragas e doenças da lavoura.

Foram registradas 224 ocorrências da ferrugem asiática no Brasil, com maior incidência em Goiás (84), seguido de Rio Grande do Sul (40), Paraná (31), Mato Grosso (24) e Mato Grosso do Sul (23). A safra de soja sul-mato-grossense atingiu nesta terça-feira (28) 4,5%, o equivalente a 99 mil hectares dos 2,2 milhões dedicados à cultura.

Nos siga no Google Notícias