ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Economia

Aumento no custo de produção pode reduzir área do milho 1ª safra em 22%

Caroline Maldonado | 10/03/2016 11:25
Safra de milho safrinha começa agora e se estende até o meio do ano. (Foto: Divulgação)
Safra de milho safrinha começa agora e se estende até o meio do ano. (Foto: Divulgação)

A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas deve ter queda de 6,4% neste ano, em Mato Grosso do Sul, conforme estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística). A previsão é a mesma do levantamento feito anteriormente. O volume deve cair de 17,3 milhões de toneladas para 16,2 milhões de toneladas.

Das lavouras de milho, é esperada redução de 13%, pois o total produzido deve cair de 9,7 milhões de toneladas para 8,4 milhões de toneladas, conforme o IBGE. Levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), também divulgado hoje, revela tendência de redução da área de milho plantado na primeira safra, com estimativa de 22% a menos.

Segundo a Companhia, o motivo é a substituição da cultura de milho pela de soja, pois no planejamento da produção a leguminosa encontrava-se com preços bem mais atrativos no mercado. Além disso, o custo de produção do milho teve acréscimo considerável, em função da alta do dólar, hoje cotado a R$ 3,68. Com isso, a produção da primeira safra deve cair de 174,3 mil toneladas para 144 mil toneladas, ou seja, 17,4% a menos, na estimativa da Conab.

Para quem optou pelo milho de primeira safra, seria ideal finalizar o plantio até meados de março, mas até esta semana, apenas 46% da área total foi plantada, de acordo com a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de MS). O atraso se deve ao excesso de chuva em MS, que já prejudica a colheita da soja.

A soja deve contabilizar aumento de 2,6%, com produção de 7,49 milhões de toneladas em 2016, contra as 7,30 milhões de toneladas colhidas no ano passado, conforme o IBGE. Segundo a Conab, até o momento, foram colhidos cerca de 53% do total da área cultivada no Estado.

As lavouras de cana-de-açúcar devem render a mesma quantidade do obtido ano passado, ou seja, 51,2 milhões de toneladas, segundo pesquisa.

Menos expressiva, a produção de feijão terá queda de 6,5%, conforme a estimativa, passando de 27 mil toneladas para 25,2 mil toneladas. Já a mandioca deve ter retração de 13,8% no volume e sair da casa de 1 milhão de toneladas para 869 mil toneladas. Com produção concentrada no norte de Mato Grosso do Sul, a colheita de algodão deve ter recuo de 1%, de 137,7 mil toneladas para 136,4 mil toneladas.

O Estado permanece em quinto lugar na lista de maior participação no volume de grãos, oleaginosas e cereais produzidos pelo país, com 6,1%. O líder é Mato Grosso, com 24,1%/ o segundo é Paraná, com 18,2% e em seguida estão Rio Grande do Sul, com 14,6% e Goiás, responsável por 10%.

Nos siga no Google Notícias