ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Economia

BB retoma parte de empréstimos para setor rural

Redação | 07/01/2008 16:51

O Banco do Brasil retomou hoje (7) grande parte dos empréstimos para o setor rural, suspensos na última sexta-feira (4) por causa da incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Segunda a assessoria de imprensa da instituição, apenas as linhas Pronaf Custeio e o desconto de promissórias ainda estão suspensos, mas podem ser retomados amanhã (8).

Questões operacionais fizeram o banco anunciar a suspensão temporária dos financiamentos, o que aconteceria até a próxima sexta-feira (11), mas, durante o fim de semana, os técnicos conseguiram fazer os ajustes necessários para incluir no sistema as novas regras. Como o IOF não incidia sobre este tipo de operação, foi preciso adequar o sistema eletrônico do banco.

De acordo com a assessoria de imprensa do Banco do Brasil, como o volume de empréstimos no início do ano é pequeno, quase nenhum, não houve prejuízos para os produtores por conta dessas 24 horas de suspensão de empréstimos. Em fevereiro, quando começar a safra no Norte e Nordeste, a demanda será maior.

O Decreto 6.339, que elevou a alíquota do IOF de 1,5% ao ano para 3% ao ano, ampliou o número de operações sobre as quais recai o tributo, incluindo o financiamento rural. A medida busca compensar a perda de arrecadação com o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Nos siga no Google Notícias