ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Bicho da seda garante renda para famílias do 8º maior produtor do país

Caroline Maldonado | 10/11/2015 11:56
Lagartas vão se desenvolvendo ao devorar os galhos da amoreira e começam a produzir, em pouco mais de um mês, um casulo em volta de si (Foto: Divulgação/Bratac)
Lagartas vão se desenvolvendo ao devorar os galhos da amoreira e começam a produzir, em pouco mais de um mês, um casulo em volta de si (Foto: Divulgação/Bratac)
Sericicultores criam bicho da seda em barracões até surgir o casulo, que vai para a indústria (Foto: Divulgação/Bratac)
Sericicultores criam bicho da seda em barracões até surgir o casulo, que vai para a indústria (Foto: Divulgação/Bratac)

Para mais de 70 famílias de Itaquiraí, o sustento vem da criação de um bicho, que se alimenta de folhas de amora e produz fio para um dos tecidos mais finos que existe, a seda. O município, que fica a 410 quilômetros de Campo Grande, é o oitavo na lista dos que mais produzem bicho da seda no Brasil. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são produzidas 58 toneladas de casulo por ano.

O produto vai para os Estados de São Paulo e Paraná e depois de virar tecido segue para países como Japão e França. A produção em Itaquiraí é superior ao levantado pelo IBGE, conforme a Bratac, empresa que distribui a produção da região e dá suporte aos sericicultores. São 120 toneladas de casulo a cada safra, que se estende de agoto a maio, segundo o supervisor em MS, João Cabral.

Com a atividade, que também desperta o interesse de famílias de Novo Horizonte do Sul e Glória de Dourados, Mato Grosso do Sul é o terceiro maior produtor de bicho da seda, com produção anual de mais de 110 toneladas de casulos. O Estado perde apenas para o Paraná e São Paulo. O município que mais produz no país é Nova Esperança (PR). Por lá, são 334 toneladas por ano.

Do casulo ao tecido – O supervisor explica como ocorre o processo de produção em que cada casulo gera em média 1.200 metros de fio de seda.

Os sericicultores compram a lagarta, que é nativa do norte da China, e cultivam amoreiras para alimentar o bicho. Em barracões, as lagartas vão se desenvolvendo ao devorar os galhos da amoreira e começam a produzir, em pouco mais de um mês, um casulo em volta de si.

Com o sacrifício do bicho antes do amadurecimento, a indústria aproveita o fio feito pelas lagartas. Por meio das glândulas, elas expelem o líquido da seda, a fibroína, que é envolvida por uma goma, a sericina. Esses produtos se solidificam no contato com o ar e formam o casulo.

A criação do bicho da seda foi iniciada pelos chineses e, segundo a lenda, tudo começou quando uma chinesa descobriu o casulo. Um deles caiu de uma amoreira dentro da xícara de chá da imperatriz Si Ling Chi. Ela teceu o filamento da seda em um pedaço de tecido.

A simplicidade do processo para criar o bicho é o que mais atrai agricultores familiares e assentados para a atividade. No entanto, apesar de requerer pouco investimento a criação exige cuidados. “O bicho da seda e uma atividade que a pessoa tem que ter vontade de trabalhar. O ciclo de vida dele é curtinho, então não pode descuidar. Tem que cuidar para ratos e formigas não atacarem”, detalha João.

O supervisor conta que, nos últimos anos, todos os criadores da região de Itaquiraí têm aumentado a produção, em especial por conta da mecanização que facilita o processo. “Hoje tem máquina para cortar amora, que corta em meia hora o que manualmente levaria mais de três horas e um casal pode fazer todo o serviço necessário”, explica. O desafio maior para quem quer aumentar a produção está nos recursos para investir. “As famílias têm que conseguir financiamento para construir o barracão e, muitas vezes, não conseguem, então têm que pagar juros comprando nas lojas”.

Lagartas produzem o próprio casulo, que rende 1.200 metros de fio de seda, cada (Foto: Gazeta do Povo)
Lagartas produzem o próprio casulo, que rende 1.200 metros de fio de seda, cada (Foto: Gazeta do Povo)
Nos siga no Google Notícias