ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Economia

Centro do couro está pronto para análises de efluentes

Redação | 27/05/2010 11:08

O CTC (Centro Tecnológico do Couro), que funciona na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, já está reparado para receber indústrias de curtume com análises de efluentes, segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

Ontem ele visitou o laboratório físico-químico, acompanhado do diretor-executivo do CTC, Moacir Jorge, e o presidente do Conselho Gestor do CTC, Ivo Scarcelli.

"Os equipamentos estão instalados e prontos para atender as indústrias da cadeia do couro com a realização das análises, assim como as indústrias que têm tratamento de efluentes como as usinas de açúcar e álcool", diz Longen.

Os últimos equipamentos instalados são o espectrofotômetro de absorção atômica e o espectrofotômetros ultravioleta visível. De acordo com o presidente do Conselho Gestor do CTC, Ivo Scarcelli, que também que é presidente do Sicadems (Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul), hoje o Estado tem na cadeia do couro 14 indústrias, sendo que quatro estão na Capital e as outras dez distribuídas em cidades do interior.

Scarcelli ressalta que as indústrias de curtume geralmente precisam fazer a análise de efluentes a cada 90 dias. "Aqui vamos poder oferecer os serviços com valores diferenciados", disse.

O diretor-executivo do CTC, Moacir Castro Jorge, lembrou que o Conselho Científico do CTC, que será formado em no próximo mês de junho, deve determinar o quadro de técnicos para atuar nos laboratórios, que também vão receber mobiliário para atender as indústrias. "Os laboratórios vão atender as indústrias a partir do segundo semestre deste ano", disse.

Moacir Jorge também explicou que ainda este ano o CTC vai adquirir equipamentos para continuar o processo de industrialização do couro da fase wet blue até o couro acabado. "Hoje nós temos máquinas que iniciam a transformação do processo de industrialização do couro in natura até wet blue, e nos próximos meses vamos adquirir máquinas e equipamentos para fazermos o couro acabado", anunciou, acrescentando que a industrialização completa do couro passa por três fases - wet blue, semi-acabado e acabado.

Nos siga no Google Notícias