ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Chuva ajuda, plantio da soja avança e chega a 68% das lavouras de MS

Priscilla Peres | 01/11/2016 10:17
Plantio evoluiu nas últimas semanas e deve terminar em novembro. (Foto: Aprosoja/MS)
Plantio evoluiu nas últimas semanas e deve terminar em novembro. (Foto: Aprosoja/MS)

A chuva dos últimos dias ajudou agricultores de Mato Grosso do Sul no plantio da soja. De acordo com a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), a média estadual chega a 68%, mas o destaque é para a região norte que dobrou a semeadura na última semana.

Na semana passada a média do plantio na região sul era de 24,7%, bem abaixo do resto do Estado devido a escassez de chuvas. Mas nesta semana, a média chega a 46,6%, com destaque para Alcinópolis, que não havia iniciado o plantio na semana anterior, agora tem 55% de área plantada.

A região central também foi beneficiada com a umidade e está com 52,1% da semeadura concluída, sendo que o município mais avançado é Rio Brilhante, com 60% de área plantada.

Mas, de longe a região sul está mais evoluída. Por lá a média é de 77,7% de área plantada e dois municípios já concluíram o plantio; Aral Moreira e Coronel Sapucaia. Em seguida, com 95% de área plantada, estão as cidades de Amambai, Laguna Carapã, Ponta Porã e Sete Quedas.

A Aprosoja/MS projeta aumento de 2,4% da área plantada em Mato Grosso do Sul, acréscimo de 2,4% na produção do grão, passando de 7,601 milhões de toneladas na safra anterior, para 7,787 milhões de toneladas nesta safra.

Nos siga no Google Notícias