ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Chuva atrapalha a colheita de soja em três regiões do Estado

Em Sonora, produtores colheram 40% do total até o momento e média estadual é de 62,3%

Nícholas Vasconcelos | 22/02/2013 17:29
Chuvas tardias atrapalharam colheita em três regiões do Estado. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Chuvas tardias atrapalharam colheita em três regiões do Estado. (Foto: Rodrigo Pazinato)

As chuvas dos últimos dias estão prejudicando a colheita da soja em alguns pontos do Estado, como nas regiões de Sonora, São Gabriel do Oeste e Naviraí.

Segundo o diretor executivo da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul), Lucas Galvan, nestes pontos os produtores têm enfrentado problemas provocados pelas recentes precipitações. “A soja chega a brotar dentro da vagem pelo excesso de umidade e acaba tendo perda de qualidade”, comentou.

Nas demais regiões de Mato Grosso do Sul a situação é considerada normal para a época, mas que ela foi pouca no momento mais prioritário, anterior à fase de colheita.

O resultado aparece nos dados do Siga (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), de segunda-feira (18) até hoje a media acumulada é de 25,9 milímetros. Na região Norte, onde está Sonora, as médias variam de 25 a 75 milímetros.

Como as chuvas têm sido fracas e esparsas na maior parte do Estado, a colheita de soja pode avançar. O levantamento aponta que a média estadual chegou a 62,3%.

Na região Sul, Vicentina já concluiu a colheita da oleaginosa e Laguna Carapã e Fátima do Sul estão na casa dos 90%. Esses últimos devem concluir o plantio nos próximos sete dias.

Já no Centro e Norte o trabalho avançou mais em Sidrolândia, onde 70% da soja já colhida, enquanto em Sonora a colheita atingiu os 40%. Em Sonora os produtores conseguiram colher mais a partir desta semana.

“Na maior parte está uma chuva que o produtor possa colher e ter umidade para plantar a safrinha”, disse Galvan.

Os produtores que escolheram variantes de soja com ciclo mais tardio acabaram favorecidos, já que as plantas tiveram mais água.

De maneira geral, as chuvas acabaram mais demoradas para os produtores de Mato Grosso do Sul o que acabou derrubando a produtividade. A média esperada anteriormente pelos produtores era de 50 sacas por hectare, mas tem oscilado entre 45 e 47 sacas.

À medida que a soja sai, passa a dar lugar já para o plantio do milho safrinha e que já conta com uma média de 38,5% já concluída. Laguna Carapã já plantou 90% do milho de segunda safra, melhor índice em MS.

Nos siga no Google Notícias