ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Chuvas atrasam em 15 dias colheita de soja em lavouras de MS, diz Conab

Outro problema é o volume de 2,5 milhões de toneladas de milho nos armazéns

Osvaldo Júnior | 08/02/2018 15:07
Lavoura de soja em Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Ermínio)
Lavoura de soja em Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Ermínio)

As chuvas atrasam em aproximadamente 15 dias o ritmo de colheita de soja em Mato Grosso do Sul. Há ainda um problema logístico: nos armazéns, têm cerca de 2,5 milhões de toneladas de milho da safra passada. Para esta safra, está previsto o volume de 8,71 milhões de toneladas de soja.

As informações constam em relatório de acompanhamento da safra de grãos, divulgado nesta quinta-feira (dia 8) pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). De acordo com a entidade, foram colhidas cerca de 6% das áreas com a oleaginosa no Estado, sobretudo nas regiões norte e nordeste.

“A cultura se encontra em diferentes estádios de crescimento e desenvolvimento, mas a grande maioria está em enchimento de grãos e maturação”, descreve a Conab. A companhia acrescenta que parte das lavouras está pronta para a colheita, mas as chuvas diárias têm dificultado a entrada das máquinas. “Haverá atraso da colheita em relação à média histórica”, enfatiza.

Em se tratando de preços e vendas, a Conab informou que a média comercializada em Mato Grosso do Sul é de aproximadamente 36% ; “Há expectativa de valorização por parte dos produtores, impactando e reduzindo a comercialização via contratos futuros”, completa.

Soja no Estado está próxima ou em ponto de colheita (Foto: Marcos Ermínio)
Soja no Estado está próxima ou em ponto de colheita (Foto: Marcos Ermínio)

Nos armazéns – A Conab nota também que é crescente a movimentação nos armazéns para o escoamento de milho segunda safra, colhido em 2017. A corrida se justifica pela necessidade de liberar espaço a secagem e armazenamento da soja.

“Estima-se que ainda há 2,5 milhões de toneladas de milho segunda safra nos armazéns do estado”, afirma a Conab. “Mas à medida em que a soja vai sendo colhida, o cereal também é escoado num processo coordenado dos armazéns gerais, cooperativas e fazendas, para não impactar no armazenamento da leguminosa”, pondera a companhia.

Armazéns ainda têm volume acentuado de milho (Foto: Saul Schramm)
Armazéns ainda têm volume acentuado de milho (Foto: Saul Schramm)

Doenças – As condições climáticas também tem agravado a ocorrência de algumas pragas, como o percevejos sugadores de vagens, de acordo com o relatório da Conab. “As precipitações diárias afetaram o manejo, ocasionando o atraso na aplicações de fungicidas e inseticidas”, constata.

Outra praga mencionada pela companhia é o percevejo barriga-verde que, “nessa safra, surgiu mais cedo em comparação com a safra anterior”.

Quanto à ferrugem asiática, a doença começou a aparecer em algumas localidades, principalmente na região sul, porém sem danos significativos para as lavouras até o momento, segundo informou a Conab.

Nos siga no Google Notícias