ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Cidades de MS estão livres de praga da banana

Redação | 23/01/2010 10:19

Sete cidades de Mato Grosso do Sul foram consideradas livres da praga Sigatoka Negra, que atinge os bananais.

O reconhecimento de Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba, Selvíria e Três Lagoas como área livre da praga foi publicado no Diário Oficial da União de quinta-feira, por meio da Instrução Normativa Nº 3/2010, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Com a decisão, os produtores de banana desses municípios podem comercializar a produção para qualquer outro Estado do País. Hoje também são consideradas áreas livres da praga os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. Alguns municípios dos estados de Minas Gerais e Mato Grosso também são reconhecidos pelo Mapa como áreas livres.

A praga é causada por um fungo (Mycosphaerella fijiensis) e atinge, primeiramente, as folhas mais novas da bananeira, causando estrias (linhas) marrons. Com o avanço da doença, as folhas têm morte prematura e os prejuízos podem chegar até 100% da plantação.

Desde 2001, o Ministério da Agricultura trabalha no combate, controle e prevenção da sigatoka negra, por meio de controle químico e do monitoramento do trânsito de plantas, que apenas podem ser removidas para outras unidades da federação quando originárias de áreas livres ou sob sistema de mitigação de risco para a praga. (Com informações da assessoria de imprensa).

Nos siga no Google Notícias