ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Circuito debate soja e milho com produtores amanhã

Priscilla Peres | 09/11/2014 14:18

Acontece amanhã (10), a última etapa do Circuito Aprosoja 2014 que fará uma análise sobre a produtividade, oferta, demanda e comercialização da soja e do milho. A reunião com produtores rurais acontecerá em Naviraí - distante 366 km de Campo Grande.

A palestra será realizada pelo analista de mercado, Fernando Muraro, que vai falar sobre os “Mercados de Soja e Milho Safra 2014/2015”. Ele aborda as tendências de mercado dentro e fora do país e a conclusão é que a comercialização de grãos já não é mais a mesma de gerações anteriores. “Muito mais complexa, sofisticada e exigente, a economia mundial faz do agricultor um empresário que precisa estar atento a absolutamente tudo”, ressalta.

No caso da soja e do milho, duas das commodities mais expressivas do setor do agronegócio produzidas no Brasil, o analista avalia que o ‘fora da propriedade’ acaba interferindo muito mais na lucratividade. "A comercialização não pertence mais ao produtor. Hoje ele tem que entender de China, safra dos EUA, financiamento, câmbio, entre outros", analisa.

O presidente da Aprosoja MS, Maurício Saito, destacou que é preciso estar atento às cotações e a outros dados nacionais e internacionais para decidir o período ideal de comercialização dos grãos. “O cultivo da soja e do milho exige estratégia de produção e comercialização”, enfatiza.

O Circuito Aprosoja é uma rodada de palestras e informações técnicas sobre a produção de grãos. Após circular nos municípios de Dourados, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Rio Brilhante, Amambai e Campo Grande.
As inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural do município, na Avenida Amélia Fukuda, 661, Centro ou pelo telefone (67) 3461-2195. A palestra será no auditório da Copasul, local do Circuito, fica na Avenida Campo Grande, 1978, Jardim Progresso, às 18h.

Nos siga no Google Notícias