ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Colheita recorde de milho em MS não muda problemas no campo, dizem produtores

Vinícius Squinelo | 30/08/2013 21:11
Especialista aponta entraves para produtores de milho em MS (foto: divulgação)
Especialista aponta entraves para produtores de milho em MS (foto: divulgação)

Mato Grosso do Sul registra colheita recorde de 6,9 milhões de toneladas de milho safrinha, como aponta o Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio, mas os desafios dos agricultores continuam os mesmos. Preço, clima e logística se manterão nos próximos anos como barreiras para o avanço na agricultura do Centro-Oeste brasileiro, segundo avaliação do operador de mercado de commodities agrícolas, Liones Severo, palestrante do Circuito Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), que será realizado em Amambai na próxima quinta-feira (5).

Mato Grosso do Sul responde por 8,6% do total de milho produzido no Brasil. “O recorde da safrinha no Estado se repete em outros grandes produtores de grãos do Brasil e é um dos fatores que pressiona os preços do grão para baixo. Mas esse fato não é preocupante, já que a demanda sempre existirá. Porém a logística e a instabilidade climática se consolidam como os maiores desafios do setor”, afirmou Severo.

A oscilação dos preços dos grãos em Mato Grosso do Sul é normal e até a apresentação dos números de colheita dos Estados Unidos não deve haver preocupação, de acordo com Severo.

Também relacionado ao desempenho da safra dos Estados Unidos, o preço pago ao produtor pela saca de 60 quilos de soja poderá atingir novo recorde. Além dessa afirmação, o operador de mercado tranquiliza os agricultores do Centro-Oeste ao considerar a soja ‘a commodity do milênio’. “O farelo da soja é a maior proteína produzida em escala no mundo e o seu consumo cresce proporcionalmente à população, como acontece na Ásia, maior importadora dos grãos de Mato Grosso do Sul. Não existem estoques mundiais de soja e milho e a demanda supera a produção”, enfatizou.

Com a finalidade de preparar os agricultores de Amambai, Ponta Porã e Aral Moreira, quanto as estratégias de mercado e maneiras de como lidar com a oscilação nos preços das sacas de soja e milho nas próximas safras, Severo apresentará a palestra “Tendências do mercado mundial da soja”, na próxima quinta-feira (5), no Circuito Aprosoja, no salão de eventos do Parque de Exposição de Amambai às 9h. As inscrições são gratuitas e mais informações podem ser obtidas no Sindicato Rural do município ou pelo site www.aprosojams.org.br.

Circuito - O Circuito Aprosoja percorre Mato Grosso do Sul com palestras e informações técnicas sobre o agronegócio, na finalidade de auxiliar os produtores rurais na conquista da excelência quanto a produção e gestão das propriedades do Estado.

Em 2012, o Circuito Aprosoja atendeu 1.252, entre agricultores, acadêmicos e técnicos do setor. Neste ano os palestrantes do Circuito já levaram conhecimento aos profissionais dos municípios de Ponta Porã, Dourados, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste. As próximas etapas serão desenvolvidas em Amambai, Naviraí e Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias