A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

13/12/2016 09:25

Com alerta para a gripe aviária, acesso às granjas ficará mais rigoroso

Renata Volpe Haddad
Com alerta de gripe aviária, acesso de pessoas e veículos às granjas, fica mais rigoroso. (Foto: Famasul)Com alerta de gripe aviária, acesso de pessoas e veículos às granjas, fica mais rigoroso. (Foto: Famasul)

Mesmo sendo livre da gripe aviária, o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), emitiu um alerta sanitário na sexta-feira (9) por tempo indeterminado, para intensificar as ações de defesa destinadas a prevenir a entrada da doença no Brasil.

O alerta, segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Guilherme Marques, é em razão das aves migratórias, a maioria são pato e marreco, que vêm ao país para fugir do inverno no Hemisfério Norte. "Nossa maior preocupação é essa e os setores público e privado deverão aplicar medidas mais rígidas de controle dos plantéis. A produção comercial já tem controles sanitários muito rígidos".

Com o alerta, o acesso às granjas de pessoas, animais e veículos, fica mais rigoroso. Além disso, será intensificado o treinamento das equipes de veterinários do ministério.

Cuidados - De acordo com o auditor fiscal federal agropecuário, Newton César Moreira da Silva, todos os ministérios do país, precisam enviar um relatório com capacitação técnica, recursos, e plano de contingência. "Não é o primeiro alerta e o Mapa faz isso, para que todos estejam atentos para uma eventual crise de influenza".

Mato Grosso do Sul tem 450 granjas de frango de reprodução e corte, localizadas em Dourados, Terenos, Itaquiraí, Sidrolândia e Aparecida do Taboado. "São granjas integradas a grandes empresas. Desse total, apenas 45% é regulamentada conforme a norma estabelecida pelo ministério, as outras que são mais antigas e não se regulamentaram".

Sobre o acesso mais rigoroso, o auditor explica que isso é rotina no dia a dia dos produtores. "É exigido pela instrução normativa nos estabelecimentos que são granjas de reprodução e de corte, o controle de entrada e saída, mas essa norma é mais rígida em granjas de reprodução. Com o alerta, os veterinários oficiais fiscalizam se os produtores estão cumprindo essas normas", explica.

Uma das rotas destes animais é o Pantanal de Mato Grosso do Sul. O auditor explica que exames de sangue são feitos nos animais de fazenda, que podem ter contato com as migratórias. "O ministério colhe material das aves domésticas, como galinha e ganso e faz exame pra constar ou não influenza. Esse é o nosso controle e não tem como fazer exame nas aves migratórias, já que é muito complicado".

Ainda segundo o alerta, qualquer mortalidade alta de aves deve ser imediatamente informada ao serviço veterinário oficial. "Todos os produtores da cadeia produtiva devem estar conscientes do risco e preparados para enfrentá-lo. Se houver uma taxa alta de mortalidade, os veterinários precisam ser informados para que possam estar na propriedade em um prazo de até 12 horas para começar a investigação", informa.

Pelo menos 197 espécies de aves podem migrar. Desse total, 53% que totalizam 104 espécies, se reproduzem no Brasil e 47%, 93 espécies têm locais de reprodução em outros países.

 

Ministério define novas regras para granjas obterem certificação
Instrução Normativa publicada, hoje (22), no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estabelece regras e n...
Ministério lança cartilhas de prevenção da gripe aviária
O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento lançou duas cartilhas na internet para alertar passageiros em aeroportos e produtores sobre os r...
Governo está vigilante quanto ao novo vírus da gripe aviária na China
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse hoje (24) que a pasta está vigilante em relação aos casos registrados na China do H7N9 - uma mutação do...
Iagro publica regras para funcionamento de granjas e entrepostos de ovos
A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) publicou uma instrução de serviço para o funcionamento de granjas de postura e entrep...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions