ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Com Assembleia lotada de fazendeiros, audiência discute demarcações

Ângela Kempfer e Viviane Oliveira | 27/05/2013 15:56
Audiência publica ocorre na Assembleia Legislativa. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Audiência publica ocorre na Assembleia Legislativa. (Foto: Vanderlei Aparecido)

A audiência pública foi convocada para discutir o conflito entre fazendeiros e índios em Mato Grosso do Sul, mas o plenário da Assembleia Legislativa tem maioria esmagadora de produtores rurais na tarde de hoje.

O reflexo são os discursos reforçando a defesa da propriedade, do “estado de direito” e a cobrança por medidas que retirem famílias indígenas de áreas invadidas no Estado. Mas também há faixas que pedem “demarcação justa e pacífica”.

Segundo a deputada Mara Caseiro (PTdoB), responsável pela audiência pública desta segunda-feira, os índios foram convidados, mas não compareceram.

Ela lembra que ao fim das discussões de hoje, os deputados esperam chegar a um documento que será levado à Brasília e apresentado à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, em reunião já marcada para amanhã.

“Ninguém é contra os índios. Mas há alguns grupos que são incitados pela Funai e pelo CIMI a invadir terras”, lembra sobre o conflito em Sidrolândia, onde índios terena estão acampados na fazenda do ex-deputado Ricardo Bacha já há quase 3 semanas.

Um dos únicos representantes dos indígenas nos debates é o vereador Aguilera de Souza, de Dourados. “Os políticos deveriam intermediar melhor essa questão. A sociedade acha que os indígenas estão mal intencionados. Isso não é verdade. No futuro, essa indefinição, vai gerar conflitos maiores se não for resolvida a questão”, reclama.

A Funai é um dos alvos preferidos durante a audiência inclusive, com os índios no ataque. “A Funai tem de ser reestruturada, alguns funcionários estão distantes das questão indígena”, avalia o vereador Aguilera.

O maior impasse sobre as demarcações, conforme argumento dos fazendeiros, é a impossibilidade da União pagar pelas terras, caso ocorra as demarcações, porque o governo não pode reaver as terras para devolver aos índios e ao mesmo tempo pagar pelo que já passaria a ser da União.

Para o professor Hildebrando Campestrini, o problema todo é o debate “passional”. “Todo mundo esta movido pela paixão e o governo federal está bem perdido. Não é por ai”

Nos siga no Google Notícias