ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Com chuva atípica no inverno, colheita do milho safrinha em MS está atrasada

Renata Volpe Haddad e Priscilla Peres | 08/07/2015 14:04
Chuva atrapalha colheita de milho na região sul do Estado. (Foto: Famasul/Divulgação)
Chuva atrapalha colheita de milho na região sul do Estado. (Foto: Famasul/Divulgação)

As chuvas constantes que caem em Mato Grosso do Sul no período de inverno têm atrapalhado a colheita de milho. Até agora, são 10 dias de atraso em comparação com o ano passado e são apenas 3% de safra colhida. Em 2014, neste mesmo período, produtores já haviam colhido 5% da produção do grão.

De acordo com o analista em agricultura da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Leonardo Carlotto, a região norte está colhendo normalmente, pois as chuvas não estão constantes. "Já a região sul está sendo prejudicada. Se esta situação continuar até domingo, a diferença de colheita será maior em comparação ao ano passado, dando uma diferença de 8% a menos de áreas colhidas", comenta.

Carlotto explica que o milho precisa estar seco para ser colhido, pois pode haver problema no maquinário da coheita. "Outro fator que complica é o sereno, mesmo não chovendo, a noite o clima fica úmido no inverno, molhando as plantas", afirma.

O analista diz que produtores precisam ficar alerta, pois se as chuvas se estenderem por mais 15 dias, é possível começar a ter perdas de safra. "Mas mesmo assim, temos a estimativa de colher o mesmo que na safra de 2014, o que pode acabar compensado o fator do clima", informa.

No ano passado, foram colhidos 8,3 milhões de toneladas e essa é a previsão para 2015 também. Conforme Carlotto, há produtores que já colheram de 90 a 100 sacas de milhos por hectare. "O que é muito bom. No início da plantação, a estimativa era de colher 7,9 milhões de toneladas, mas já está quase que estável em comparação com o ano passado. A diferença é que este ano, os produtores não quiseram investir muito em tecnolgia para a plantação de milho, pois os preços não estavam atrativos no começo do ano", finaliza.

Nos siga no Google Notícias