ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Com desconto de ICMS, leilão vende 100% do milho

Redação | 08/07/2010 13:06

O Leilão de Prêmio de Escoamento de Produto realizado hoje pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) teve 100% de liquidez para o milho ofertado por Mato Grosso do Sul.

Um fator considerado decisivo foi o desconto de 67% no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o milho comercializado nos leilões Conab, a partir de 17 de junho. A iniciativa dá competitividade ao produto do Estado.

Além disso, viabiliza o escoamento para liberar os armazéns para a safrinha. Segundo o governo, o reflexo também será sentido no preço pago ao produtor rural, incluindo a agricultura familiar, que poderá receber mais pelo produto no ato da venda.

Nesta quinta-feira o pregão eletrônico comercializou 50 mil toneladas de milho. Desta vez a cota de venda dos Estados para este leilão foi reduzida pela Conab em 10% em relação ao pregão anterior.

Com a nova regulamentação da Conab, vigente desde 14 de junho, o Estado foi dividido em duas partes: região 1, que compreende o norte do Estado, tem valor do prêmio a R$ 5,52 a saca de 60 quilos e a região 2, abrangendo os municípios do sul do Estado, tem prêmio de R$ 4,62.

Das 50 mil toneladas negociadas hoje, 10 mil são da região 1 e 40 mil da região 2. O prêmio pago pela Conab é acrescido ao valor comercial do produto para compensar o custo do frete e difere por Estado de acordo com as distâncias em relação ao porto de escoamento.

O superintendente de Administração Tributária, Jader Rieffe Julianeli Afonso, avalia que a criação de mais uma região com valor do prêmio diferenciado impulsionou a venda do milho produzido em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias