ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Com dólar alto, produzir soja em MS está 14% mais caro na safra 2015/16

Priscilla Peres | 17/08/2015 10:32
Pesquisador analisou três tipos de soja cultivadas no Estado. (Foto: Embrapa)
Pesquisador analisou três tipos de soja cultivadas no Estado. (Foto: Embrapa)

Cultivar soja em Mato Grosso do Sul está em média 14% mais caro. Estudo de Viabilidade econômica da cultura desenvolvido pela Embrapa Agropecuária Oeste, mostra que em três variedades do grão os custos da produção subiram para o produtor na safra 2015/2016.

O pesquisador Alceu Richetti analisou os custos de produzir três tipos de soja, a convencional, a transgênica RR1 (primeira geração da soja transgênica - Roundup Ready) e a transgênica RR2 (segunda geração da soja transgênica - Roundup Ready). Dentre elas, a terceira foi a que teve menor aumento, 13,6%.

Porém, ele explica que são analisados também a quantidades de insumos, as operações agrícolas, a gestão da propriedade, assim como as produtividades, os ganhos obtidos com essa produção e a eficiência produtiva. Dessa forma, em termos de eficiência, a soja RR1 tem ligeira vantagem sobre a soja convencional e a soja RR2.

"Em relação à safra 2014/2015, o custo de produção da safra 2015/2016 verificado mostra aumento de 14,4% para a soja convencional, de 14% para a soja RR1 e de 13,6% para a soja RR2, o que leva o produtor a desembolsar mais dinheiro para conduzir a atividade", explica Richetti.

Especialista afirma que é preciso planejar a atividade para evitar prejuízo. (Foto: Divulgação)
Especialista afirma que é preciso planejar a atividade para evitar prejuízo. (Foto: Divulgação)

Previsto – Em abril deste ano, durante encontro e avaliação da safra da soja 2014/2015, os pesquisadores estimavam aumento de 30% nos custos da produção do grão, isso devido principalmente a variação cambial. "Apesar da valorização do dólar, esse aumento total previsto no custo não ocorreu", destaca Alceu.

Para minimizar o impacto desse aumento, o especialista ressalta a importância do planejamento da atividade rural e explica que "o produtor deve anotar detalhadamente tudo o que for investido, pois somente assim poderá calcular corretamente o seu custo de produção. Esses dados precisam estar organizados para o sucesso da atividade no longo prazo".

Outra dica é pesquisar os de preço dos insumos que serão utilizados. "O orçamento pode ser feito com base no princípio ativo dos produtos utilizados e não somente com olhar voltado para marca. Existem produtos similares de qualidade e que muitas vezes são mais baratos". Ficar de olho nos preços da soja no mercado de futuro também pode ajudar o agricultor.

Nos siga no Google Notícias