ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Economia

Com menos chuvas, produtores começam a colher soja em Fátima do Sul

Jorge Almoas | 27/02/2011 20:26

Agricultores creem que perdas não serão significativas

Após um longo período de chuvas, os produtores de soja de Fátima do Sul iniciaram a colheita do grão e esperam que as perdas na lavoura não sejam significativas. Na avaliação geral do setor, esta safra deve ser acima da média indicado para as lavouras de Mato Grosso do Sul.

Segundo o Fátim News, a região da Grande Dourados não deve ter rendimento médio abaixo de 3.180 quilos por hectare, número superior ao apresentado na estimativa do IBGE (2.900 kg/ha) e da Conab (3.050 kg/ha) para o Estado.

Por conta das chuvas de fevereiro, o plantio do milho safrinha está atrasado. A previsão é de que o tempo colabore com a colheita, que deve seguir até o meio de março.

Com a confirmação desse cenário, os produtores terão muitos motivos para comemorar os resultados da safra de soja 2010/11, afirmam os especialistas.

De acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) a produção de soja nesta safra deve ser 7,1% superior à safra passada, saltando de 5,3 milhões de toneladas para 5,6 milhões em Mato Grosso do Sul. A área plantada também aumentou de 1,71 milhão para 1,86 milhão, um acréscimo de 8,9%.

Levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que produção de soja na safra 2010/11 deve chegar a 5,08 milhões de toneladas plantadas em uma área de 1,75 milhão de hectares.

Nos siga no Google Notícias