ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Com números mais drásticos, IBGE aponta quebra de 33,4% na safra de milho

Estimativa divulgada nesta terça-feira pelo IBGE confirma queda na produção por causa do clima, apontada pela Conab

Helio de Freitas, Dourados | 11/09/2018 16:46
Máquina faz colheita de milho na safra deste ano em Dourados (Foto: Eliel Oliveira)
Máquina faz colheita de milho na safra deste ano em Dourados (Foto: Eliel Oliveira)

Assim como a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o IBGE também aponta forte quebra na safra de grãos em Mato Grosso do Sul em 2018 na comparação com o ano passado. O oitavo levantamento sobre a produção agrícola, divulgado hoje (11), pelo instituto, mostra que a safra estadual de cereais, oleaginosas e leguminosas foi 13,1% menor neste em relação a 2017.

A produção estadual foi de 16,7 milhões de toneladas em 2018 e de 19,2 milhões de toneladas no ano passado. A área plantada com todas as culturas pesquisadas aumentou 0,5%, segundo o IBGE.

A quebra na safra estadual foi puxada pela baixa produtividade do milho, afetado pelas condições climáticas. Só que o IBGE tem dados ainda mais drásticos que os apontados no levantamento da Conab.

Enquanto a companhia de abastecimento apontou 32% de quebra na produção de milho, os dados do IBGE apontam redução de 1,4 ponto percentual a mais – 33,4%. Segundo o instituto, em 2017 a produção de milho foi de 9,8 milhões de toneladas e de 6,5 milhões na atual safra.

Segundo o IBGE, em boa parte dos estados houve atraso no plantio do milho 2ª safra, uma vez que a colheita das safras de verão também atrasou em virtude do plantio tardio e da ocorrência de chuvas.

“As lavouras de 2ª safra ficaram mais expostas aos períodos de estiagem, comuns no fim da estação das chuvas, sobretudo na porção Centro-Sul do país. A produção está estimada em 55,1 milhões de toneladas, cultivadas em 11,4 milhões de hectares. A variação mensal aponta retração de 3,2% na estimativa da produção, em relação ao mês anterior, com rendimento médio caindo 2,3%”, afirma o IBGE.

Os ajustes negativos foram influenciados, sobretudo, pelo Piauí (67,9%), Tocantins (6,5%), Pernambuco (23,4%), Alagoas (14,0%), Sergipe (32,9%), Mato Grosso do Sul (10,3%), Goiás (7,1%) e Distrito Federal (19,4%).

Em volume de produção, as maiores retrações foram verificadas em Mato Grosso do Sul (735 mil toneladas), Goiás (526,4 mil toneladas) e Piauí (197,6 mil toneladas). A saca de 60 kg de milho fechou agosto com preço acima de R$ 41,00, segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

Em todo o país, a produção de milho 2ª safra foi 19,6% menor em 2018 na comparação com o ano passado. Houve atraso do plantio da safra verão, o que reduziu a “janela de plantio” e, consequentemente, aumentou o risco das lavouras em relação a possíveis ocorrências de estiagens.

“Além disso, em 2017, a ocorrência prolongada de chuvas no Bioma Cerrado repercutiu positivamente no rendimento médio do milho segunda safra, obtendo-se recordes de produção para o cereal em vários estados”, afirma o IBGE.

Soja – Em linhas gerais, os números do levantamento do IBGE são bem semelhantes aos dados da Conab. O instituto apontou aumento de 3,3% na produção de soja em comparação ao ano passado – 9,8 milhões de toneladas em 2018 contra 9,07 milhões/t no ano anterior.

Já a produção brasileira de soja bateu mais um recorde. No total, o país colheu 116,8 milhões de toneladas, aumento de 1,6% em relação ao ano anterior. Apesar do atraso das chuvas, apenas a região Sul teve redução da produção (4,4%).

Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste e no “Matopiba” (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), as chuvas abundantes e bem distribuídas proporcionaram desenvolvimento favorável das lavouras, possibilitando aos estados a colheita de uma safra substancial da leguminosa.

Segundo o IBGE, os preços da soja encontram-se firmes no mercado internacional, em face às perdas na safra da Argentina, terceiro maior produtor mundial, e à demanda crescente pela importação do grão.

Além disso, a desvalorização da moeda brasileira frente ao dólar aumenta a competitividade da soja brasileira em relação aos demais grandes produtores. No final de agosto, quando o IBGE concluiu o levantamento, a saca estava contada em R$ 92,62, valor considerado bastante satisfatório para a rentabilidade do produtor.

Nos siga no Google Notícias