ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Com o retorno dos shows, Expogrande é lançada pela Acrissul

Helton Verão e Nicholas Vasconcelos | 18/03/2013 22:32
Chico Maia crê na colaboração do Ministério Público (Foto: Vanderlei Aparecido)
Chico Maia crê na colaboração do Ministério Público (Foto: Vanderlei Aparecido)

Foi lançada oficialmente na noite desta segunda-feira (18) no Parque Laucídio Coelho, a 75º Expogrande, com destaque do retorno dos shows e a homenagem ao ex-governador Wilson Barbosa Martins.

A edição deste ano da feira promete superar a marca das 300 mil pessoas nos 12 dias de feira. A expectativa é do presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia. “Cerca de 300 mil pessoas visitaram o parque de Exposições no último ano com shows, esperamos superar este número em 2013”, prevê.

Maia está otimista com a receptividade do Ministério Público quanto o retorno dos shows e da edição deste ano. “Espero que o Ministério Público esteja do lado da feira, ajudando a resolver problemas que ainda insistem”, comenta o presidente.

Sobre a homenagem a Wilson Barbosa Martins, o presidente da Acrissul, exalta a importância do ex-governador no cenário rural e na política. “O que o Wilson representa para Mato Grosso do Sul é uma semente que tem que ser plantada e que continue investindo na Acrissul”, elogia.

Wilson se emocionou com homenagem a homenagem a sua carreira nesta edição (Foto: Vanderlei Aparecido)
Wilson se emocionou com homenagem a homenagem a sua carreira nesta edição (Foto: Vanderlei Aparecido)
Alcides Bernal sancionou nova lei para que os shows fossem realizados (Foto: Vanderlei Aparecido)
Alcides Bernal sancionou nova lei para que os shows fossem realizados (Foto: Vanderlei Aparecido)

Wilson também esteve no evento e não escondeu a emoção pelas homenagens. “Estou extremamente feliz e que a Expogrande nasceu de forma bem singela e que hoje tem essa importância”, lembra o ex-governador.

O prefeito Alcides Bernal também marcou presença no evento e também se mostrou otimista com o sucesso da exposição. “A lei do silêncio foi criada com respeito a outras leis, para atender o interesse público. Tem horário para começar e terminar”, ressalta.

Questionado como a Prefeitura Municipal irá colaborar com a Expogrande, Bernal diz deixar à disposição equipes a organização do trânsito nos arredores do evento.

O superintendente do Banco do Brasil anunciou durante o lançamento uma linha de crédito do banco de R$ 100 milhões para negócios durante a feira.

A titular da Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção e Turismo) Teresa Cristina Corrêa representou o governador André Puccinelli e destacou a importância da Expogrande para o agronegócio e também para o comércio da Capital. “Apresenta as novidades para o agronegócio do Estado”.

Lei nova - Bernal sancionou, na manhã desta segunda-feira (18), a Lei Complementar 214/2013, proposta pelo vereador Carlão (PSB), que permite a realização de shows durante a Expogrande.

Em março de 2011 a Câmara Municipal já havia tentado retornar as apresentações musicais durante a exposição. Entretanto, o prefeito da Capital na época, Nelsinho Trad (PMDB), vetou a tentativa.

Os shows só ocorreram por causa de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). No ano passado não houve acordo. Sem entretenimento, a feira agropecuária atraiu somente cerca de 70 mil pessoas.

“Essa sanção é a carta de alforria à música. Esta festa reúne 15% da população sul-mato-grossense, é reconhecida em todo o País.”, comemorou Chico Maia.

O prefeito só exigiu que os shows terminem à meia-noite durante a semana e, no máximo, 1h da manhã nos finais de semana. O objetivo é facilitar um entendimento com o MPE (Ministério Público Estadual), que veta as apresentações culturais por ferir a Lei do Silêncio.

A feira será realizada entre os dias 11 a 22 de abril, com destaque ao retorno aos shows com a lei sancionada.

Confira a agenda de shows divulgada pela Acrissul:
11/04/2013 – 5ª Feira – Sorriso Maroto / Top Samba
12/04/2013 – 6ª feira – Zé Ricardo e Thiago / Thaeme e Thiago
13/04/2013 – sábado – Victor e Leo
14/04/2013 – domingo – Restart / CW7
15/04/2013- 2ª feira – Loubet / Italo Fernandes
16/04/2013 – 3ª feira – Samba 10 / Casual
17/04/2013 – 4ª feira – Jads e Jadson / Conrado e Aleksandro
18/04/2013 – 5ª feira – Cacio e Marcos / Pedro Henrique e Fernando
19/04/2013 – 6ª feira – João Neto e Frederico
20/04/2013 - sábado – Paula Fernandes
21/04/2013 – domingo – Patati e Patata

Nos siga no Google Notícias