ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Com presença de ministro, Dourados terá 2 dias de evento para abrir safra

Helio de Freitas, de Dourados | 23/09/2014 11:10
Neri Geller é esperado nesta quarta-feira em Dourados para abertura do plantio as safra de soja (Foto: Agência Brasil)
Neri Geller é esperado nesta quarta-feira em Dourados para abertura do plantio as safra de soja (Foto: Agência Brasil)

O ministro da Agricultura Neri Geller participa nesta quarta-feira, dia 24, em Dourados, da abertura oficial do plantio da safra de soja 2014/2015. A programação terá dois dias de eventos, no Sindicato Rural de Dourados. O governador André Puccinelli também é esperado na cidade amanhã, para participar do ato organizado pela Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja), Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) e Canal Rural.

Com 146 mil hectares destinados ao plantio de soja, Dourados é um dos maiores produtores da oleaginosa no Estado e polo regional do agronegócio, da indústria e do comércio. Dois fóruns sobre a soja serão realizados na quarta e na quinta-feira, também no Sindicato Rural.

A programação começa às 9h com a abertura oficial da safra, feita pelo ministro e o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasqualede. O primeiro Fórum Soja Brasil será às 14h, sobre os cenários da nova safra que se inicia, com foco nos custos de produção.

Na quinta-feira, dia 25, haverá um workshop para os produtores de Dourados sobre o mapa da Helicoverpa em Mato Grosso do Sul, às 9h. Após a apresentação começa mais um Fórum Soja Brasil, debatendo as estratégias contra pragas e doenças na cultura da oleaginosa. O debate será às 14h.

Para o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Marisvaldo Zeuli, os produtores rurais devem aproveitar o evento para troca de informações e para mostrar a força da região ao ministro. “Há potencialidades na produção desta região que precisa ser apresentada ao ministro. O evento será uma oportunidade de troca de experiências entre produtores, de enriquecimento técnico e de ouvir os planos do governo federal para o futuro do agronegócio”, afirmou.

Neri Geller – No cargo de ministro desde março deste ano, Neri Geller era secretário de Política Agrícola do ministério até ser nomeado pela presidente Dilma Rousseff para substituir Antônio Andrade. Gaúcho, Geller fez carreira profissional e política em Lucas do Rio Verde (MT), onde é grande produtor de soja e empresário.

Filiado ao PMDB, Neri Geller assumiu o Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento com o apoio do ex-governador do Mato Grosso e atual senador Blairo Maggi (PR).

Nos siga no Google Notícias