ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Conab autoriza liberação de venda mais de 200 mil toneladas de milho

Nicholas Vasconcelos | 18/08/2012 14:40

Medida deve beneficiar Mato Grosso do Sul que tem previsão de colher safra de 5,6 milhões de toneladas do grão

Mato Grosso do Sul deve colher safra de 5,6 milhões de toneladas de milho e pode ser beneficiado pelas compras no RS e SC. (Foto: Marcelo Victor)
Mato Grosso do Sul deve colher safra de 5,6 milhões de toneladas de milho e pode ser beneficiado pelas compras no RS e SC. (Foto: Marcelo Victor)

A Conab ( Companhia Nacional de Abastecimento) autorizou a liberação de 200 mil toneladas de milho para a venda em balcão no Rio Grande do Sul e Santa Cantarina.A decisão foi tomada durante uma reunião do secretário de Política Agrícola Caio Rocha com superintendente de Armazenagem da Conab, Rafael Borges Bueno, nesta sexta-feira (17) de agosto, em Porto Alegre.

A medida é prevista na Portaria Interministerial nº 601, publicada no dia 29 de junho, que estabelece as formas para a liberação de milho em grãos dos estoques públicos, com a concessão de subvenção econômica, em razão da seca que atingiu as regiões Sul e Nordeste este ano. Ao todo, foram disponibilizadas 400 mil toneladas do produto.

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o limite de compra por produtor é de 27 toneladas/mês, ao custo de R$ 21 a saca de 60 quilos.

O Ministério da Agricultura também deverá promover leilões de VEP (Valor de Escoamento de Produto) para apoiar os produtores gaúchos e catarinenses que desejarem trazer milho da região Centro-Oeste. A operação é um leilão de venda de estoque público e visa pagar uma subvenção para que o produto seja escoado para uma região determinada, com dificuldade de abastecimento.

Mato Grosso do Sul tem previsão de colher uma safra de 5,6 milhões toneladas do grão de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A safrinha deve ser a maior da história do Estado e representa um crescimento de 80% na comparação com a safra passada.

Nos siga no Google Notícias