ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Conab disponibiliza armazéns em MS para estocagem da produção de milho

Renata Volpe Haddad | 26/07/2017 13:02
Capacidade de armazéns é de 8 milhões de toneladas e apenas a produção de milho nesta safra,
será de 9,2 milhões. (Foto: Aprosoja/ Divulgação)
Capacidade de armazéns é de 8 milhões de toneladas e apenas a produção de milho nesta safra, será de 9,2 milhões. (Foto: Aprosoja/ Divulgação)

A armazenagem de grãos em Mato Grosso do Sul é uma preocupação recorrente dos produtores rurais, já que a capacidade de estocagem no Estado é de apenas 8 milhões de toneladas. Com a produção recorde de soja e milho na safra 2016/2017, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) liberou parcialmente armazéns no Estado para a iniciativa privada.

A decisão foi tomada depois de um pedido da Aprosoja/ MS (Associação dos Produtores de Soja), já que a safra de milho deste ano deve ser de 9,2 milhões de toneladas. Segundo o presidente da associação, Christiano Bortolotto, tal medida contribui para amenizar o problema de armazenamento de grãos que vive atualmente o Estado.

“Mato Grosso do Sul tem hoje uma capacidade de armazenagem de 8 milhões de toneladas de grãos. Colhemos 8,5 milhões de toneladas de soja, e destes, 40% ainda não foi escoado. Agora com a expectativa da produção de 9,2 milhões de toneladas de milho, não tem espaço para estocar toda a produção. Por isso, a Aprosoja vem buscando alternativas para armazenamento e também formas de escoar a produção”, afirma.

O pedido foi feito ao senador Waldemir Moka que conseguiu junto ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a liberação parcial dos armazéns da Conab em Mato Grosso do Sul para estocar milho.

Produtor e também membro da diretoria da associação, Almir Dalpasquale, destacou que a Conab tem vários armazéns no Estado que estão fechados e inoperantes. "Só que muitos destes armazéns conseguem receber produtos prontos. E o que pedimos para a Conab é que esses armazéns fossem liberados para a iniciativa privada, o que deu certo".

De acordo com o senador Valdemir Moka, a liberação dos armazéns trará resultados
positivos para o mercado agrícola. “Com o tempo acredito que a tendência é que o governo deixe parte dos armazéns para a iniciativa privada, pois é complicado para o Estado manter armazéns vazios, com a grande quantidade de grãos que precisam ser estocados", avaliou.

Em São Gabriel do Oeste, os armazéns já começaram a receber os grãos e até agora, já foram estocados 10 mil toneladas de milho seco, conforme o presidente do Sindicato Rural do município, Júlio César Bortolini. "Isso representa um avanço significativo para a classe. A Conab abriu as portas para a Cooperoeste e a Produsoja".

A reportagem do Campo Grande News tentou saber quantos armazéns e a capacidade de estocagem disponibilizada pela Conab em Mato Grosso do Sul, mas os números não foram divulgados até o fechamento deste texto.

Nos siga no Google Notícias