ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Conab fará leilão para escoar 75 mil toneladas de milho safrinha

Priscilla Peres | 11/08/2014 16:46

No próximo dia 20, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) fará um leilão de Pepro (Prêmio Equalizador pago ao Produtor Rural) de 1 milhão de toneladas de milho. Do total, 75 mil toneladas do grãos são de Mato Grosso do Sul, outras 75 toneladas mil de Goiás e 900 mil toneladas de Mato Grosso.

De acordo com o consultor da unidade técnica da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Justino Mendes, o Pepro é realizado para ajudar a escoar a produção de grãos da região, garantindo um preço mínimo ao produtor. "Por meio desse leilão, o governo garante a venda e comercialização do milho por um valor estalecido, no caso R$ 17,67 por saca de 60 kg", explica.

O milho safrinha em Mato Grosso do Sul está em fase de colheita e o Estado não tem capacidade para armazenar toda a produção. "O clima ajudou e a produtividade foi alta, por isso os preços estão com tendência de queda e os armazéns cheios", detalha o consultor, lembrando que no ano passado a Famasul alertou os produtores para frear os investimentos no milho safrinha devido os altos custos da produção.

Segundo o edital da Conab, o arrematante, produtor rural ou cooperativa, só não pode escoar o produto para as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com exceção dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de Minas Gerais, além de Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia e Tocantins.

Nos siga no Google Notícias