ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Congresso nacional sobre inovação científica no agronegócio começa hoje

Pelo segundo ano consecutivo a maior cidade do interior de MS recebe congresso do agronegócio, que acontece até quarta-feira

Helio de Freitas, de Dourados | 11/05/2015 09:42
Curso sobre utilização de drones e vants na agricultura faz parte do Cnagro, que começa hoje em Dourados (Foto: Divulgação)
Curso sobre utilização de drones e vants na agricultura faz parte do Cnagro, que começa hoje em Dourados (Foto: Divulgação)

Começa nesta segunda-feira à noite em Dourados, a 233 km de Campo Grande, o Cnagro (Congresso Nacional de Inovações Técnico-Científicas, Inclusão Social e Valor Agregado do Agronegócio). É o segundo ano consecutivo que o evento acontece na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul.

Realizado no centro de eventos da Unigran, o congresso segue até quarta-feira e reunirá agricultores, pecuaristas, técnicos, gestores e pesquisadores para debater diversas questões ligadas ao campo.

O congresso terá cursos, workshops e palestras de especialistas em diversas áreas como genética, técnicas reprodutivas, nutrição animal, tecnologias para regulagem de equipamentos agrícolas, agricultura e pecuária orgânica, uso sustentável do cerrado, agricultura de precisão, utilização de drones e vants, novo código florestal, fundamentos do mercado de commodities e integração lavoura pecuária.

"Obtivemos muito sucesso com a primeira edição do evento, realizada ano passado. Para 2015 nosso objetivo é ampliar ainda mais o número de participantes, de temas abordados e de debates. Queremos contribuir com o desenvolvimento do agronegócio brasileiro", afirmou o coordenador do evento, Selmos Luiz Gressler.

Entre os palestrantes estará o secretário estadual de Governo Eduardo Riedel. Ele participa da abertura do evento hoje à noite e falará sobre tecnologia, inovação e política no agronegócio.

Drones - Um dos destaques da segunda edição do Cnagro será o curso sobre a utilização de tecnologias para captura e processamento de imagens aéreas aplicadas na agricultura. A Stonway Tecnologia da Informação vai ministrar o curso “Aquisição e análise de imagens utilizando drones e vants para a agricultura”.

O curso, amanhã das 14h às 16h e na quarta das 8h às 12h, englobará os conceitos relativos à utilização dos veículos no campo – entre esses alguns dos sensores disponíveis – recomendações de como realizar a captura das imagens e informações de como realizar o processamento das mesmas, bem como quais informações são possíveis de serem obtidas automaticamente destas imagens.

Segundo o engenheiro Rafael Gastaldi, a empresa possui um software desenvolvido com tecnologia Embrapa com diversas versões, pode atender o pequeno, médio e grande agricultor, bem como os prestadores de serviço da área, para monitoramento e captura de imagens.

“Os drones e VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado) ganharam muito espaço no campo, pois muitas vezes não é possível obter as informações necessárias para análise da cultura do solo de forma tradicional, então são utilizadas as capturas de imagens aéreas. Entre as vantagens está a flexibilidade de atualização dos dados. Caso o agricultor opte pela aquisição de um drone, a partir daí ele poderá monitorar e fazer quantas imagens quiser de sua cultura, desde que siga os procedimentos para autorização de voos necessários”, explica Gastaldi.

Nos siga no Google Notícias