A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

11/05/2015 09:42

Congresso nacional sobre inovação científica no agronegócio começa hoje

Pelo segundo ano consecutivo a maior cidade do interior de MS recebe congresso do agronegócio, que acontece até quarta-feira

Helio de Freitas, de Dourados
Curso sobre utilização de drones e vants na agricultura faz parte do Cnagro, que começa hoje em Dourados (Foto: Divulgação)Curso sobre utilização de drones e vants na agricultura faz parte do Cnagro, que começa hoje em Dourados (Foto: Divulgação)

Começa nesta segunda-feira à noite em Dourados, a 233 km de Campo Grande, o Cnagro (Congresso Nacional de Inovações Técnico-Científicas, Inclusão Social e Valor Agregado do Agronegócio). É o segundo ano consecutivo que o evento acontece na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul.

Realizado no centro de eventos da Unigran, o congresso segue até quarta-feira e reunirá agricultores, pecuaristas, técnicos, gestores e pesquisadores para debater diversas questões ligadas ao campo.

O congresso terá cursos, workshops e palestras de especialistas em diversas áreas como genética, técnicas reprodutivas, nutrição animal, tecnologias para regulagem de equipamentos agrícolas, agricultura e pecuária orgânica, uso sustentável do cerrado, agricultura de precisão, utilização de drones e vants, novo código florestal, fundamentos do mercado de commodities e integração lavoura pecuária.

"Obtivemos muito sucesso com a primeira edição do evento, realizada ano passado. Para 2015 nosso objetivo é ampliar ainda mais o número de participantes, de temas abordados e de debates. Queremos contribuir com o desenvolvimento do agronegócio brasileiro", afirmou o coordenador do evento, Selmos Luiz Gressler.

Entre os palestrantes estará o secretário estadual de Governo Eduardo Riedel. Ele participa da abertura do evento hoje à noite e falará sobre tecnologia, inovação e política no agronegócio.

Drones - Um dos destaques da segunda edição do Cnagro será o curso sobre a utilização de tecnologias para captura e processamento de imagens aéreas aplicadas na agricultura. A Stonway Tecnologia da Informação vai ministrar o curso “Aquisição e análise de imagens utilizando drones e vants para a agricultura”.

O curso, amanhã das 14h às 16h e na quarta das 8h às 12h, englobará os conceitos relativos à utilização dos veículos no campo – entre esses alguns dos sensores disponíveis – recomendações de como realizar a captura das imagens e informações de como realizar o processamento das mesmas, bem como quais informações são possíveis de serem obtidas automaticamente destas imagens.

Segundo o engenheiro Rafael Gastaldi, a empresa possui um software desenvolvido com tecnologia Embrapa com diversas versões, pode atender o pequeno, médio e grande agricultor, bem como os prestadores de serviço da área, para monitoramento e captura de imagens.

“Os drones e VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado) ganharam muito espaço no campo, pois muitas vezes não é possível obter as informações necessárias para análise da cultura do solo de forma tradicional, então são utilizadas as capturas de imagens aéreas. Entre as vantagens está a flexibilidade de atualização dos dados. Caso o agricultor opte pela aquisição de um drone, a partir daí ele poderá monitorar e fazer quantas imagens quiser de sua cultura, desde que siga os procedimentos para autorização de voos necessários”, explica Gastaldi.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions