ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Conselho do Fundersul propõe corte da taxa sobre carne e grãos

Proposta pela Acrissul, mudança transfere repasse para cana, florestas e minérios

Nícholas Vasconcelos | 26/11/2012 19:24
Proposta divide Fundersul entre grãos, carne, cana, minério e florestas. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Proposta divide Fundersul entre grãos, carne, cana, minério e florestas. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Proposta aprovada hoje pelo Conselho Administrativo do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul) propõe a redução pela metade do percentual cobrado pelo fundo dos setores de carne e grãos. A alteração da fórmula de cobrança do tributo foi sugerida pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) e será enviada em um projeto de alteração da Lei para a Assembleia Legislativa.

Pela proposta, metade da carga tributária da pecuária e dos grãos será repassada para a cana-de-açúcar, florestas e mineração, que hoje são isentos de cobrança.

Para a Acrissul, a pecuária e os grãos não devem mais suportar o total do tributo, enquanto os outros setores continuam desonerados da cobrança utilizada na manutenção das estradas estaduais utilizadas para o transporte dos produtos.

Outra medida aprovada pelo Conselho é a que prevê que os sindicatos rurais de cada município criem um plano de aplicação dos recursos do Fundo.

O Conselho Administrativo do Fundersul é composto por secretarias de Estado do Governo, Acrissul, Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) além de outras entidades.

Nos siga no Google Notícias