ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Controle de produção de sementes agora é feito pela internet

Nícholas Vasconcelos | 02/02/2013 15:37

Os relatórios de inscrição de campos para produção de sementes no Brasil agora são feitos pela internet. O modulo de controle de sementes do Sigef (Sistema de Gestão e Fiscalização) sistema foi lançado nesta sexta-feira (1°) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Com o recurso, o Ministério passa a realizar todo o controle de produção de sementes no Brasil por meio do Sigef. O módulo permite que o produtor faça as inscrições dos campos de produção on line, utilizando uma senha de uso pessoal, sem a necessidade de comparecer à SFA (Superintendência Federal da Agricultura) do seu estado.

O sistema será menos burocrático e mais fácil de consultar. Nele, produtor rural vai cadastrar, em formulários online, todas as informações sobre o campo de produção e anexar os documentos de comprovação, como notas fiscais e comprovantes de origem. Depois do cadastramento, o fiscal agropecuário fará a conferência das informações e a validação do campo.

Para o diretor de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, Girabis Ramos, o sistema vai facilitar a vida tanto de quem produz sementes e mudas quanto de quem fiscaliza. “O Sigef é uma demanda antiga do setor. Vamos agilizar a legalização da produção e acabar com a tramitação de papel”, ressalta.

No sistema antigo, o produtor tinha que levar toda a papelada para a SFA, que envolvia formulários, entre outros documentos, para avaliação do fiscal. Após a análise, as informações eram lançadas em um sistema de controle restrito à própria superintendência.

Com a consulta dos campos vai auxiliar também no combate ao comércio de sementes piratas, já que de qualquer lugar do País, o fiscal ou o comerciante poderá consultar no sistema se o campo de produção está regularizado.

Nos siga no Google Notícias