ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Corte de financiamento privado pode quebrar produtores

Redação | 23/10/2008 12:56

A redução dos financiamentos da iniciativa privada, causada pela crise econômica internacional, está inviabilizando o plantio da safra em Mato Grosso do Sul.

Para discutir o impacto da crise na produção de grãos o vice-presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Eduardo Riedel, está participando durante todo o dia de hoje de reunião da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas, na CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Na pauta, além da crise financeira, está a diminuição do uso de insumos e da tecnologia nas lavouras, além das dificuldades no acesso ao crédito para o plantio.

A comissão reúne os representantes das federações de agricultura e pecuária dos principais estados produtores de grãos para avaliar a situação em cada uma das regiões.

Também será feito balanço das medidas tomadas pelo Governo para enfrentar o atual cenário de crise, além das demandas emergenciais dos Estados.

O vice-presidente da Famasul explicou que em Mato Grosso do Sul, a maior parte do crédito para a produção é liberada pela iniciativa privada. Segundo ele, em todo o Brasil, de 30 a 40 empresas fazem esse tipo de empréstimo ao produtor rural.

Como estas empresas captam recursos no mercado externo, um primeiro reflexo esperado é que o crédito fique mais caro.

Nos siga no Google Notícias