A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

08/10/2014 11:18

Cuba autoriza frigorífico JBS para exportação e encerra inspeções no Brasil

Caroline Maldonado
Frigorífico de Campo Grande foi habilitado para exportar para Cuba (Foto: Simão Nogueira)Frigorífico de Campo Grande foi habilitado para exportar para Cuba (Foto: Simão Nogueira)

Representantes do Ministério da Agricultura de Cuba (Mirag) estiveram no Brasil para fazer inspeção das plantas de estabelecimentos para a exportação de produtos lácteos e carne bovina. Em Mato Grosso do Sul, apenas uma indústria foi liberada para negociar com o outro país, o frigorífico JBS em Campo Grande.

Em todo o Brasil, o número de indústrias liberadas para exportação quase dobrou. Ao todo, 37 plantas foram liberadas, sendo 23 de carne bovina e industrializados e 14 de produtos lácteos e leite em pó, segundo o Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento). Com isso, Cuba está ampliando o comércio com o Brasil. Até então, já eram autorizados para exportação de carne bovina 22 estabelecimentos e para lácteos eram 26 plantas habilitadas. 

Desde o ano passado, a exportação de carne de aves e suína para Cuba ocorre sem a inspeção de técnicos cubanos. A partir de agora, de acordo com resolução publicada em setembro, o Brasil poderá indicar também as plantas de carne bovina e lácteos. Conforme o Mapa, as plantas serão avaliadas com base nas garantias oferecidas pelo serviço sanitário brasileiro.

Segundo o diretor do departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa (Dipoa), Leandro Feijó, a proposta facilita o comércio e pressupõe maior confiabilidade entre os serviços de inspeção dos dois países. “A resposta sobre essa simplificação em relação à liberação das plantas de estabelecimentos aptos a exportar para Cuba era bastante aguardada pelo setor produtivo”, disse.

Além de Mato Grosso do Sul, foram autorizadas plantas para exportação de carne bovina nos Estados de Tocantins, Rondônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e São Paulo.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions