ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Cursos qualificam mais de 72 mil trabalhadores rurais em 2014

Priscilla Peres | 21/12/2014 14:56

Durante o ano, 72,5 mil alunos receberam qualificação rural por meio de cursos realizados pelo Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O número é 109% maior que no ano passado, quando 34,6 mil pessoas foram atendidas. Em 2014, também ouve aumento de 56% em relação a quantia de cursos oferecidos, passando de 2,4 mil para 3,7 mil.

Os cursos de FPR (Formação Profissional Rural) atendem os trabalhadores rurais que necessitam de qualificação profissional em segmentos como bovinocultura de leite, doma racional, informática básica, entre outros, somaram 443 turmas, sendo que a maior procura foi o para o curso ‘NR 31, para trabalhadores com agrotóxicos, curso oferecido 149 vezes ao longo do ano.

Outro foco de atendimento do Senar, as capacitações de PS - Promoção Social somaram 504 turmas, tendo o curso com maior número de demandas o de “Produção caseira de pães, bolos, biscoitos e salgados”, ministrado para 136 turmas. Neste caso, o foco são os familiares dos trabalhadores rurais e os treinamentos visam a geração de renda e complementação do orçamento doméstico.

“Podemos concluir que 2014 foi um ano de conquistas para o Senar/MS, já que obtivemos êxito com as demandas de cursos feitas pelo Pronatec, levando capacitação para assentamentos, aldeias indígenas e pequenas propriedades rurais. Nossa projeção para 2015 é dobrar o número de alunos que quase chegou a 1,4 mil”, detalhou o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta.

Os cursos oferecidos pelo Senar/MS em 2014 pelo Pronatec atenderam demandas do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Foram 14 qualificações realizadas para 112 turmas, totalizando mais de mil formandos em especialidades como horticultor orgânico, produtor de mandioca e olerícolas, agricultor orgânico e viveiricultor.

Nos siga no Google Notícias