ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

De olho em potencial, projeto quer expandir produção de pescado

Liana Feitosa | 02/09/2014 19:12
Em reunião, superintendente César Moura apresentou projeto à Câmara Setorial de Piscicultura do Estado. (Foto: Ana Claudia Perroni/Seprotur)
Em reunião, superintendente César Moura apresentou projeto à Câmara Setorial de Piscicultura do Estado. (Foto: Ana Claudia Perroni/Seprotur)

O Mato Grosso do Sul tem potencial para expandir consideravelmente a comercialização de pescado graças às bacias do rio Paraná e Paraguai, é o que acredita o superintendente César Moura de Assis, da Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo). Pensando nisso, e na 11ª edição da Semana do Peixe, criada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, a secretaria elaborou o projeto Peixe Vida, apresentado hoje à Câmara Setorial de Piscicultura do Estado.

Na ocasião, caminhos que a secretaria pretende adotar para estimular o setor foram apresentados, como a criação de uma cartilha que vai orientar produtores na criação de pescado.

"Temos mercado consumidor de peixe, mas precisamos vocacionar as regiões do Estado, organizar o trabalho. Em outras palavras, estamos formalizando o que já existe para aprimorar e alavancar a produção", explica Moura.

O projeto - Como parte da iniciativa, diferentes cidades devem se tornar polos de produção de pescado, como Três Lagoas, Mundo Novo, Dois Irmãos do Buriti e Dourados. Algumas dessas cidades já têm a maioria dos psicultores cadastrados.

O programa Peixe Vida pretende visitar cidades e oferecer aos produtores devidamente regularizados, de acordo com normas ambientais vigentes, treinamentos para ensinar técnicas de manejo e atividades práticas de cultivo de pescado. A ideia é que os cursos sejam ministrados por instituições parceiras da Superintendência Estadual de Pesca e Aquicultura e da Seprotur. Ao final dos treinamentos, os produtores receberão certificado, "tudo para organizar a produção", garante Moura.

No Estado, o mesmo sistema organizacional já está sendo praticado na cadeia produtiva de leite. "Com base nos conhecimentos adquiridos nessa prática, que ainda é embrionária, existem caminhos de sucesso que podem ser reproduzidos na cadeia da psicultura", afirma Paulo Engel, secretário-adjunto da Seprotur.

Parcerias - O projeto prevê ainda unir diversos setores, além de contar com o apoio de instições de ensino. Redes de supermercado, mercados públicos, bares e restaurantes, entre outros locais, receberão incentivos para fomentar o consumo de peixe e fomentar o setor. "O consumo de peixe é fundamental para o desenvolvimento social e econômico de do Estado", finaliza Engel.

Nos siga no Google Notícias