ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Decreto libera prorrogação de uso de inseticida contra lagarta em lavouras

Caroline Maldonado | 20/12/2015 07:52
Helicoverpa armigera ataca principalmente as lavouras de algodão, feijão, soja e milho (Foto: Divulgação/Famasul)
Helicoverpa armigera ataca principalmente as lavouras de algodão, feijão, soja e milho (Foto: Divulgação/Famasul)

Com a modificação nos critérios para renovação do prazo de emergência fitossanitária ou zoosanitária nas lavouras do país, poderá ser prorrogada a liberação do uso emergencial do benzoato de emamectina, um inseticida utilizado no combate à lagarta helicoverpa armígera. A decisão foi publicada no (DOU) Diário Oficial da União na quinta-feira (17). Com o decreto, fica a cargo do Ministério da Agricultura a possibilidade da extensão do estado de emergência fitossanitária.

O inseticida é liberado em 70 países, inclusive na União Europeia, região com inverno rigoroso que gera maior incidência de pragas em relação a países de clima tropical.

Chapadão do Sul é uma das cidades mais atingidas e a maior preocupação é a lavoura de algodão. Conforme o IBGE (Instituto Brasileira de Geografia e Estatística), o município ocupa a segunda posição no ranking estadual de produção de algodão, com 101,5 mil toneladas.

De acordo com o pesquisador da Fundação Chapadão, Germison Vital, o uso do benzoato é uma das estratégias do manejo integrado de pragas. "É uma forma de rotacionar modos de ação de inseticidas. É um defensivo eficiente em helicoverpa, reconhecido mundialmente", destaca o especialista, acreditando que o produtor vê com bons olhos a iniciativa do Governo Federal e acredita que é um passo a mais para a liberação definitiva do defensivo.

A liberação proporciona um controle mais eficiente das lavouras com focos severos da helicoverpa, na avaliação do presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Maurício Saito. "O benzoato tem sido mais um aliado na estratégia dos produtores rurais, que têm adotado o manejo integrado da praga ao realizar constante monitoramento das lavouras e utilização correta dos defensivos agrícolas”, comenta.

A decisão do Governo Federal representa um avanço, mas os cuidados com a praga vão além da aplicação do defensivo, segundo o consultor técnico da Famasul, Clóvis Tolentino. "A aplicação do benzoato é uma das práticas que deve ser associada ao controle, o produtor precisar adotar uma série de medidas para minimizar os efeitos da praga. É importante destacar que o benzoato apenas não é a única medida de combate à helicoverpa, apesar de sua importância".

Nos siga no Google Notícias