ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Definição sobre dívidas de agricultores sai até semana que vem, diz Delcídio

Marta Ferreira | 17/03/2011 18:03

Seja via Banco do Brasil seja por meio de resolução do Banco Central, os produtores de soja de Mato Grosso do Sul terão uma forma de negociação dos financiamentos tomados para o cultivo da safra, que terá uma quebra superior a 1 milhão de toneladas por causa da chuva em excesso. É o que afirma o senador Delcídio do Amaral, que já discutiu o assunto com o presidente do Banco Central, Alexandre Trombini, e com o ministro da Agricultura, Vagner Rossi.

O senador acredita que até a semana que vem haja uma definição.

Delcídio disse ao Campo Grande News que, como Banco do Brasil se antecipou e anunciou que está elaborando uma norma própria para os produtores que tiveram perdas, isso poderá contemplar a maior parte dos agricultores, uma vez que a instituição é o maior financiador da atividade agrícola. A estimativa é que 80% do custeio da safra seja financiado pelo BB.

O senador afirmou que, caso a solução seja uma resolução do CMN (Conselho Monetário Nacional) prevendo a renegociação, ela terá de ser elaborada em conjunto entre os ministérios da Fazenda e da Agricultura.

O senador acredita que até a semana que vem haja uma definição.

O BB divulgou que nesta sexta-feira divulga uma normativa definindo regras para a renegociação de dívidas de agricultores prejudicados pelas chuvas em excesso.

Nos siga no Google Notícias