ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Deputados discutem amanhã redução da faixa de fronteira

Redação | 19/05/2008 13:41

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural fará na tarde de terça-feira, dia 20, audiência pública para discutir possíveis mudanças na definição da faixa de fronteira no Brasil. O objetivo é tentar mudar de 150 para 50 quilômetros a área da faixa de fronteira.

Hoje, a Constituição define faixa de fronteira como as áreas de até 150 quilômetros de largura situadas ao longo das fronteiras terrestres. Essas faixas são bens da União e consideradas fundamentais para a defesa do território nacional. Para o deputado Mendes Filho (PMDB/RS), os 150 quilômetros comprometem o desenvolvimento regional.

O deputado é autor da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 235/08, que propõe a redução da área em Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Juntos, os estados detêm a maior produção agrícola do País e os parlamentares que defendem a redução da área de fronteira têm o Mercosul como argumento. Para eles, a discussão em torno do bloco inclui a integração e não só a segurança, conforme os termos constitucionais atuais.

Nos siga no Google Notícias