ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Economia

Dinapec será realizada em março para fomentar troca de experiências no campo

Evento será realizado entre os dias 7 e 9 de março na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, e visa a expor cerca de 40 opções de pesquisa que visam a incentivar a produção rural no Estado

Humberto Marques e Miriam Machado | 07/02/2018 10:00
Na presença de Reinaldo e diretores da Embrapa e Famasul, Dinapec foi lançada nesta quarta-feira na sede da Famasul. (Fotos: Marcos Ermínio)
Na presença de Reinaldo e diretores da Embrapa e Famasul, Dinapec foi lançada nesta quarta-feira na sede da Famasul. (Fotos: Marcos Ermínio)

A ser realizada entre os dias 7 e 9 de março em Campo Grande, a 13ª Dinapec (Dinâmica Agropecuária) cria oportunidade de levar ao produtor rural “conhecimento e tecnologia que faça a diferença no campo” e resulte em ganhos de produtividade e, desta forma, aumentem a renda dos empreendedores. A informação é de Rony Robson Mamede, chefe-geral da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), onde será realizada a feira. A apresentação do evento acontece nesta manhã na Casa Rural.

Com o objetivo de compartilhar experiências, conhecimento e soluções para o agronegócio nacional, o evento é realizado pela Embrapa e Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul), com o apoio do governo do Estado. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participa do lançamento do evento. “São mais de 40 opções dinâmicas, como produção de milho e fixação biológica do nitrogênio”, explicou Mamede.

O evento terá painéis e mesas redondas para fomentar a troca de experiências e apresentação das tecnologias. “Trata-se de uma feira tecnológica, não comercial, que permite transmitir tecnologia para todo mundo”, reforçou Mamede.

Saito avalia que 13ª Dinapec terá "grande sucesso"
Saito avalia que 13ª Dinapec terá "grande sucesso"

“Será, mais uma vez, um evento de grande sucesso, que inclui economia, questões socioambientais e a transferência da tecnologia e do conhecimento para os produtores”, reforçou o presidente da Famasul, Maurício Saito.

Histórico – A Dinapec surgiu em 2006, ainda com o nome Agroinovação. Os esforços ao longo do tempo, conforme Mamede, também servem de vitrine para a pesquisa agropecuária brasileira. “Ela mostra e conscientiza a sociedade sobre quanto os brasileiros já avançaram em tecnologia”, destacou Mamede, segundo quem também deve ser realizada a segunda edição da Dinapec Kids. “No ano passado tivermos 400 alunos com idades de 4 a 5 anos de quatro escolas, para ampliar o interesse das crianças no setor”.

Neste ano, o tema da Dinapec é Agropecuária de Baixo Carbono. Nos 35 hectares da feira, o visitante encontrará tecnologias para uma produção integrada e sustentável, capazes de contribuir com a redução dos gases de efeito estufa. Entre os eventos, haverá também um painel voltado para mulheres, com incentivo a troca de experiências entre produtoras e pesquisadoras.

A Dinâmica Agropecuária tem o apoio do governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), bem como da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia) e do Fundems (Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja do Estado).

Nos siga no Google Notícias