ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Doença contagiosa de cavalos tem primeiro caso notificado de 2016

Priscilla Peres | 19/01/2016 18:47
A transmissão se dá devido ao contato direto com o animal doente e se manifesta no homem de forma aguda ou crônica. (Foto: Diário do Nordeste)
A transmissão se dá devido ao contato direto com o animal doente e se manifesta no homem de forma aguda ou crônica. (Foto: Diário do Nordeste)

Mato Grosso do Sul já tem o primeiro caso suspeito de mormo em cavalos de 2016. Um animal de Aquidauana - distante 135 km de Campo Grande, está isolado aguardando o resultado do exame que deve sair ainda nesta semana. No ano passado, o Estado teve 8 casos confirmados da doença que é contagiosa e grave.

Até o ano passado, o Estado nunca tinha tido casos da doença que atinge cavalos. De março de 2015 para cá, foram várias notificações, mas apenas oito animais chegaram a ser sacrificados. A notificação de Aquidauana foi confirmada hoje pela Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar).

O caso é acompanhado pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e de acordo com o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal, Rubens de Castro Rondon o animal foi isolado e a propriedade a qual ele pertence isolada. O resultado do exame que está sendo feito em São Paulo, sai nesta semana.

Rubens explica que desde o primeiro caso, em março de 2015, todos os animais em trânsito fazem exames de sangue. O cavalo notificado de Aquidauana é utilizado em provas de clube de laço, e na última viagem o exame obrigatório deu positivo para mormo. "Agora o animal está isolado e a Iagro verificando a situação".

Entre os perigos da doença, estão a transmissão para humanos e a falta de sintomas. "Os animais não apresentam sintomas, a doença só é descoberta através de exame. No caso de Aquidauana, a propriedade está impedida de fazer trânsito de animais até o resultado ser divulgado", afirma Rubens.

Se positivo, esse animal notificado passará por outros exames. "A confirmação só é dada após outros dois exames, feitos com diferença entre 45 e 60 dias. Se em todos der positivo, o animal é sacrificado e todos os outros da propriedade avaliados".

O Mormo está presente na Lista de Doenças de Notificação Obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial da Instrução Normativa/Mapa nº 50, de 24/09/2013. Toda suspeita de Mormo deve ser notificada imediatamente à Iagro para que sejam adotadas as medidas sanitárias pertinentes.

Nos siga no Google Notícias