ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Dono de cavalo com mormo entra na Justiça para evitar sacrifício do animal

Enquanto a decisão judicial não sai a propriedade fica interditada e correndo o risco da doença se espalhar

Renata Volpe Haddad | 29/01/2016 09:48
Doença bacteriana, o mormo acomete equídeos, outros animais e até humanos. (Foto: Embrapa/ Divulgação)
Doença bacteriana, o mormo acomete equídeos, outros animais e até humanos. (Foto: Embrapa/ Divulgação)

Por não aceitar o resultado dos exames positivos de mormo em um de seus cavalos, o proprietário de um centro de treinamento de equinos em Bela Vista, distante 322 km de Campo Grande, entrou na Justiça alegando que os exames feitos não são eficazes. Enquanto o parecer não sai, ele não permite que o cavalo seja sacrificado, como manda as normas de controle da doença.

O mormo é uma zoonose, doença bacteriana contagiosa que acomete equídeos e se não for erradicado, é transmitido para outros animais e até humanos. O tratamento da doença não é eficaz e não tem cura, nem nos animais e nem em humanos.

Conforme o chefe de serviço de saúde animal da SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura), Elvio Cazola, a questão legal afeta a erradicação da doença. "A questão afetiva, o valor do animal, tudo isso implica para entrar com recursos, mas como vai para justiça e é demorado, a erradicação da doença também será demorada", alega.

Até o ano passado, Mato Grosso do Sul nunca havia registrado nenhum caso de mormo e em 2015, foram nove focos encontrados em Novo Horizonte do Sul, Taquarussu, Bela Vista, Campo Grande, Bodoquena, Terenos, Paraíso das Águas, Camapuã e Corguinho. Este ano, um caso foi detectado em Aquidauana.

O fiscal agropecuário da SFA/ MS, Otto Feldens, informa que o Brasil segue as instruções da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal). "Os exames feitos nos animais são de uso internacional recomendado pela OIE, todos os países utilizam ele e os Estados Unidos erradicaram a doença com esses exames feitos no Brasil", afirma.

O fiscal Otto Feldens explica que se houver caso de mormo suspeito, a primeira medida a ser tomada é a interdição total da propriedade. (Foto: Fernando Antunes)
O fiscal Otto Feldens explica que se houver caso de mormo suspeito, a primeira medida a ser tomada é a interdição total da propriedade. (Foto: Fernando Antunes)

Ações preventivas – Se houver um caso suspeito de mormo, a primeira medida a ser tomada é a interdição da propriedade, fican proibido o trânsito de animais. O intuito é evitar que a doença se espalhe.

Não entra e não sai nenhum animal de onde pode se ter a doença. "A SFA e a Iagro são notificadas e a Iagro interdita a propriedade. Um exame chamado Maleína é feito no cavalo. Se der negativo, outro exame é feito no prazo de 45 a 60 dias, se der positivo já é considerado conclusivo. Outros animais também são avaliados e se não for confirmado, a propriedade é liberada", comenta.

São realizados dois exames nos casos de mormo. O primeiro é a triagem, que é a Fixação de Complemento e o segundo a Maleinização. Os laboratórios são oficiais e não há em Mato Grosso do Sul, por isso os exames são encaminhados para São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

"Se o primeiro exame der positivo, médicos veterinários oficiais da SFA ou Iagro, fazem o exame de Maleinização no cavalo, onde é injetado uma proteína que na presença da doença dá uma reação local e dessa maneira se confirma ou não a doença", explica o fiscal.

O chefe da SFA/MS, Elvio Cazola, comenta que a questão afetiva pelos animais, faz com que os proprietários não acreditem na eficácia dos exames. (Foto: Fernando Antunes)
O chefe da SFA/MS, Elvio Cazola, comenta que a questão afetiva pelos animais, faz com que os proprietários não acreditem na eficácia dos exames. (Foto: Fernando Antunes)

Trânsito - O mormo ocorria a mais tempo no Nordeste e devido as aglomerações de equídeos, a doença se disseminou.

Como em Mato Grosso do Sul tem casos de mormo confirmados, para que o trânsito dos animais seja permitido, é preciso que o proprietário tenha a GTA (Guia de Transporte Animal).

"Essa guia tem que ser retirada pessoalmente na Iagro e para que se tenha ela, o proprietário tem que ter os exames com resultados negativos de mormo e AIE (Anemia Infecciosa Equina)", informa o fiscal.

Nos siga no Google Notícias