ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Dourados é segundo a decretar situação de emergência

Redação | 09/01/2009 16:38

Depois de Caarapó, o prefeito Ari Artuzi (PDT), decretou nesta sexta-feira situação de emergência por causa da estiagem.

A medida oficializa os prejuízos à safra com a seca prolongada e garante ao Município a possibilidade de adotar ações como a criação de benefícios aos agricvultores, como bolsa estiagem, além de reforçar futuros pedidos para refinanciamento de débitos com os bancos.

Segundo a prefeitura, as perdas na produção de soja já chegam a 40%. Em nota, o secretário de Agricultura, Maurício Peralta, explica fatos de 2008 fizeram a prefeitura publicar o decreto agora.

Ele lembra que no ano passado houve um acordo de alongamento das dívidas agrícolas por parte do Governo Federal, mas apesar da negociação valer para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, Dourados ficou de fora do benefício.

"Neste período somente os municípios que já tinham decretado situação de emergência é que tiveram dois anos a mais de prazo de prorrogação de seus débitos", explicou.

O decreto de situação de emergência será agora encaminhado para a Defesa Civil de Mato Grosso do Sul que deve homologar, mas o reconhecimento cabe à União, esclarece a prefeitura.

Na região sul, a prefeitura de Caarapó também decretou hoje estado de emergência por conta dos prejuízos com a seca.

Nos siga no Google Notícias