ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Economista prevê inflação menor e orienta produtor rural sobre gestão

Caroline Maldonado | 22/11/2015 08:31
Especialista aconselha produtor a investir em automatização para fazer crescer a produção (Foto: Marcos Ermínio)
Especialista aconselha produtor a investir em automatização para fazer crescer a produção (Foto: Marcos Ermínio)

O dólar não deve subir com a mesma intensidade dos últimos meses e a inflação pode ser mais controlada em 2016, na previsão do economista André Perfeito. O assunto interessa a produtores rurais sul-mato-grossenses, que precisam estar atentos a economia brasileira.

O especialista é um dos palestrantes do MS Agro 2015, que acontecerá no dia 27 de novembro, na sede da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS). Produtores buscam o evento para obter orientação para tomar decisões para o próximo ano.

Previsão - O palestrante acredita que a moeda americana não deve continuar subindo, porque os Estados Unidos devem subir a taxa de juros no ano que vem. "É inédito. Já no Brasil, o que veremos é uma manutenção na taxa de juros", prevê André.

Para o especialista, o ajuste fiscal pode impactar no PIB (Produto Interno Bruto) e a saída do produtor é investir sempre. “O Brasil mudou muito nos últimos anos, agora ganhar dinheiro ficou mais difícil e isso não é tão ruim, considerando que para melhorar a margem de lucro, é preciso investir. Ou seja, a boa notícia é que está ruim", avalia.

O conselho é investir e gerenciar. "Não tem segredo. O produtor precisa investir e melhorar em procedimento e automatização". Segundo o economista, a mão de obra brasileira encareceu muito nos últimos anos. "Em 2001, o salário era de US$ 70 e agora é de US$ 280, quadriplicou. Quanto mais sobe o salário mínimo, mais tem que ter aumento de produtividade. Por isso, a educação tem chegar até o trabalhador”.

Nesta 6ª edição, o economista ministrará a palestra “Perspectivas para a economia brasileira em 2016”. O seminário levanta temas estratégicos para a competitividade do agronegócio em Mato Grosso do Sul, tendências de mercado eo cenário macroeconômico para setor. Para saber mais sobre o evento acesse www.senarms.org.br/projetos/msagro.

Nos siga no Google Notícias