ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Eficiência de inseticidas no controle de lagarta é comprovada por pesquisa

Bruno Chaves | 09/06/2014 22:00

Testes da Fundação MS comprovaram o efeito do controle químico em lagartas helicoverpa por meio de inseticidas. Os estudos foram realizados na estação experimental da instituição, que fica em Maracaju, a 160 quilômetros de Campo Grande. O grau de eficácia de controle ultrapassou a margem dos 80%, chegando a 100% depois de sete dias de aplicação em determinadas situações.

“Diante dos resultados obtidos, é possível afirmar que há alternativas com boa eficiência disponíveis para o produtor rural”, destacou o pesquisador de fitossanidade, José Fernando Grigolli.

Conforme a assessoria da Fundação MS, para a realização dos estudos, foi utilizado uma cultivar de soja transgênica, conduzida no sistema de plantio direto na palha. “As avaliações foram feitas depois de um, quatro, sete, 10 e 14 dias após a aplicação do tratamento”, ressaltou o pesquisador.

Para Grigolli, ainda é importante observar que os resultados foram obtidos com lagartas pequenas. “São necessários estudos complementares para verificar a eficiência quando houver lagartas grandes”.

Nesse sentido, o produtor rural dever ter atenção ao momento ideal para a aplicação dos produtos, que depende do maquinário disponível na área. No caso dos estudos realizados pela Fundação MS, as aplicações foram realizadas sempre no período da manhã, por volta das 7h30, com utilização de pulverizador.

No momento, a soja estava em seu estágio R3, ou seja, a planta já estava com início de formação de vagens. Grigolli destacou a importância do monitoramento constante da lavoura para o que controle seja feito no momento correto, com poucas lagartas e, de preferência, pequenas.

Para ele, “a população deve se manter entre 2 a 4 lagartas por pano de batida na fase vegetativa e 1 lagarta por pano na fase reprodutiva. Caso isso seja observado, é recomendada a aplicação de inseticidas para o controle químico da praga”. (Com assessoria).

Nos siga no Google Notícias