ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Em “Hora do Leite”, produtores e indústrias vão pedir medidas para o setor

Gabriel Neris | 13/09/2012 16:08

Manifesto acontecerá, das 9h às 12h, na sede do Sindicato Rural de Campo Grande, situado na rua Raul Pires Barbosa, 116

O Conseleite (Conselho Paritário Produtores/Indústrias do Leite), o Sindicato das Indústrias do Leite de Mato Grosso do Sul, o Sindicato Rural de Campo Grande e a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS) promovem amanhã a “Hora do Leite”, para solicitar aos governos federal e estadual medidas emergenciais para o setor leiteiro.

Será entregue um abaixo-assinado para representantes do governo com as reinvidações do setor. O evento foi motivado pela crescente importação de leite e derivados, e o aumento do custo de produção do setor.

O primeiro semestre deste ano fechou com aumento de 520% na importação de lácteos. De 554 toneladas, o Estado alcançou 3.437 toneladas no acumulado de janeiro a junho. O Uruguai foi responsável por 65% do atendimento à demanda, seguido pela Argentina, com 33%.

“Os baixos valores de alguns derivados do leite, como o queijo mussarela, praticados pelos países vizinhos, têm desvalorizado nosso produto”, afirma o presidente do Conseleite, Dário Alves.

O preço pago pelo quilo do queijo uruguaio e argentino atingiu média de R$ 7,00, enquanto somente o custo de produção do queijo sul-mato-grossense está R$ 9,00. “Não temos competitividade para concorrer”, complementa.

A “Hora do Leite” acontecerá, das 9h às 12h, na sede do Sindicato Rural de Campo Grande, situado na rua Raul Pires Barbosa, 116.

Nos siga no Google Notícias