A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

07/10/2013 18:55

Em início de nova safra, plantio de soja atinge 5,8% MS

Vinícius Squinelo

O plantio da soja efetivamente começou em Mato Grosso do Sul, alcançando 5,8% da área destinada ao cultivo da oleaginosa, o equivalente a 121,8 mil hectares. É o que mostra a circular técnica do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja do Estado.

A expectativa da instituição é que a área cultivada na safra 2013/14 totalize 2,1 milhões de hectares, batendo recorde histórico novamente, com alta de 7,3% em relação à safra passada, quando o plantio ocupou 1,958 milhão de hectares.

De acordo com o assessor técnico do Sistema Famasul, Leonardo Carlotto, o destaque é a região Sul, cuja área avançou 5,4%, beneficiado pelas condições climáticas. "Se o clima continuar oscilando entre chuvas e tempo seco o plantio será favorecido, podendo fechar a quinzena com 30% da área estimada plantada", ressalta Carlotto.

Segundo a circular técnica, os municípios que mais progrediram no avanço do plantio, atingindo 10% da área destinada ao plantio da soja são Ponta Porã, Aral Moreira e São Gabriel do Oeste.

O Siga é desenvolvido por técnicos da Aprosoja/MS e Famasul com recursos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), por meio do Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja (Fundems).



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions