ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Em seminário de cooperativismo, Gilmar Mendes fala sobre importância do setor

Mariana Lopes | 06/07/2012 18:42
Ministro do Superior Tribunal Federal, Gilmar Mendes (Foto: Minamar Junior)
Ministro do Superior Tribunal Federal, Gilmar Mendes (Foto: Minamar Junior)

O ministro do Superior Tribunal Federal veio a Campo Grande nesta sexta-feira (6), para participar do IV Seminário Jurídico de Cooperativismo de Mato Grosso do Sul e falou sobre a influência que empresas cooperadas tem na economia local.

Para o ministro, que palestrou no evento na tarde de hoje, com discurso sobre “Cooperativismo no Contexto da Constituição Federal de 1988”, o cooperativismo é um bom caminho para o crescimento econômico e institucional. “Contribui diretamente para o agronegócio, 40% vem do cooperativismo, 6% a 8% do PIB está associado à atividade de cooperativismo, com a suma importância de desenvolvimento e ativismo”, afirma.

Na ocasião, o ministro disse que no próximo 2 de agosto terá julgamento do Mensalão, e o desfecho do processo deve sair até o final de 2012. Sobre a postura do STF, Gilmar Mendes pontuou que o julgamento do Mensalão terá uma análise técnica e justa.

O seminário é focado na área jurídica para trabalhar com empresas cooperadas. “Os cinco artigos da Constituição Federal sobre cooperativismo não estão regulamentados, e o momento é importante para explanar bem esses itens”, diz Celso Régis, presidente da OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiraas de Mato Grosso do Sul), que organizou o evento.

O presidente do Sicredi, Celso Figueira, pontua ainda que o fato de o cooperativismo ter giro econômico para as próprias empresas, é importante qualificar pessoas da área jurídica para trabalharem em assessorias de cooperativistas.

Além da palestra do ministro Gilmar Mendes, o seminário contou com as observações do desembargador Romero Lopes, que falou sobre como solucionar demandas e pacificação de conflitos nas cooperativas, e discursou sobre o tema “Mediação e Conciliação - ideais de solução de conflitos".

Evento teve 190 inscrições (Foto: Minamar Júnior)
Evento teve 190 inscrições (Foto: Minamar Júnior)

Na ocasião, também ocorreu solenidade comemorativa ao Ano Internacional, com a presença das cooperativas de MS e lideranças políticas e a entrega do III Prêmio OCB/MS de Jornalismo.

Para finalizar as comemorações o sistema cooperativista promovea amanhã (7) o Dia de Cooperar em Campo Grande, Dourados e São Gabriel do Oeste. O evento tem o objetivo de promover a prática dos valores cooperativistas por meio de ações socioambientais e será dedicado à comunidade local visando a interatividade das cooperativas com a sociedade através de ações sociais, educacionais e esportivas.

Em Dourados o evento ocorre às 8h, na Praça Antônio João, com diversas atividades promovidas pelas cooperativas locais. Em São Gabriel também será às 8h, no Parque Ecológico, com passeio ciclístico e caminhada.

Em Campo Grande, o evento ocorre nos Altos da Avenida Afonso Pena, na cidade do Natal, às 13h, com oficina de pipa para as crianças, atividades esportivas, orientação de escovação bucal, teste de orientação profissional para jovens, arrecadação de alimentos, distribuição de sementes de hortaliças e sorteio de prêmios. O evento encerra com o show das duplas Rodrigo e Thayane e Gilson e Júnior.

Nos siga no Google Notícias